Tortas de Banana: na dúvida, mix de duas receitas



Dia desses eu estava na loucura [lê-se mau humor] de escrever minha monografia para a faculdade quando chego em casa e acho uma caixinha do Sedex sobre a escrivaninha. Dentro, havia 1 potinho de alho confitado, um pacotinho de cookies de passas, chocolate branco e coco [deliciooosos, comi todos na hora!], um livro e uma carta muito fofa da querida Paula Labaki, dona do Lena Labaki Catering e desse blog delicioso de receitas. Nem preciso dizer o quanto a surpresa salvou meu dia, né? E o livro é lindo, cheio de fotos profissas e com 500 receitas, chamado 500 Pies & Tarts, the only pie and tart compendium you'll ever need, recomendadíssimo pra quem adora uma boa torta, como eu. Obrigadão Paula, adorei tudo! :D



 Aliás, a receita de hoje é de lá: na verdade baseada em duas receitas do livro, a tradicional Banana Cream Pie, torta clássica de bananas americana, e a Banoffee Pie, torta inglesa de bananas e doce de leite. Misturei as duas porque queria creme, doce de leite e bananas, além de uns pedacinhos de chocolate que adicionei por conta, e deu na receita a seguir:

Torta de Bananas, Creme e Doce de Leite

Creme:
1 e 1/2 xícaras de leite;
1 e 1/2  xícaras de creme de leite fresco;
3 gemas;
1/2 xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;
2 coheres de sopa de manteiga amolecida;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

Preparo do Creme:
Em uma tigela, bata as gemas com um fouet e reserve. Dissolva açúcar, sal e amido em 1/2 xícara de leite e misture ao restante do leite, ao creme de leite e à baunilha, em uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe mexendo sempre. Quando ferver, deixe por 1 minuto, ainda mexendo, e desligue o fogo. Derrame metade dessa mistura sobre as gemas, batendo rapidamente, para dissolvê-las [não bater rapidamente você corre o risco dos gemas cozinharem e o creme ficar com grânulos]. Volte a mistura de gemas e leite à outra metade que ficou na panela, misture bem e leve ao fogo médio, cozinhando sem parar de mexer por uns 6 minutos. Remova do fogo, adicione a manteiga e bata bem. Deixe esfriar completamente, enquanto prepara a massa da torta.

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xicaras de farinha;
1/8 da colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara de manteiga gelada picada;
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:
Misture farinha, sal, açúcar e manteiga picada com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e a água gelada, amasse até ficar homogêneo e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Retire, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, fure com um garfo, cubra com papel alumínio, apertando bem, e asse por 20 minutos em forno preaquecido 180 graus. Findo o tempo, retire o papel alumínio e volte a massa ao forno por mais 10 minutos, até dourar. Retire e reserve.

Montagem:
6 bananas médias em fatias [usei banana nanica], às quais você deve adicionar 1 ou 2 colheres de suco de limão, para não escurecerem;
3/4 de xícara de doce de leite cremoso;
170g de chocolate meio-amargo picado.
Creme chantilly para acompanhar.
Cubra o fundo da massa já assada com metade do doce de leite, uma camada de fatias de banana e metade do chocolate picado. Sobre ela adicione o creme, e sobre ele o resto do doce de leite, as fatias de banana que sobraram e a outra metade do chocolate picado. Deixe gelar e sirva acompanhado de creme chantilly. Eu não tinha em casa e não fez falta alguma! :D

Por incrível que pareça, não ficou absurdamente doce, mas se você prefere uma receita mais equilibrada, pode preparar a Banana Cream Pie tradicional, excluindo o doce de leite e o chocolate picado, e cobrindo a massa com camadas intercaladas de banana e creme, e por cima de tudo chantilly e canela. Ou a Banoffee Pie, cobrindo a massa com doce de leite, fatias de banana e creme chantilly.

E preparem-se, graças a Paula teremos mais 499 receitas de tortas pipocando por aqui no futuro! hehehe





Comentários

  1. oba! quero ver as outras 499 receitas.

    cruzes, que eu num guento ver aquela calda escorrendinho do lado da torta.

    e presentes são sempre deliciosos. os seus então, literalmente.

    beijo, Richie.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu amo torta de banana, e essa realmente deve ser incrivel...para tudo que eu quero fazer...beijos!



    http://myblogsaborear.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Agradeça a Paula por mim!!!

    Que delicia!!!

    É claro que vou copiar tudo, haja tempo para testar!!!

    Quer ser meu vizinho?

    ResponderExcluir
  4. Amo torta de banana, recentemente fiz algo parecido com a Banoffee Pie e nem sabia sua origem... A combinação doce de leite com banana é divina né! Postei na semana passada, se quiser dar uma conferida, passa lá no blog. Não tenho muito jeito com doces, sou melhor nos pratos quentes. O teu blog sempre apresenta receitas ótimas com belas fotos, fico babando! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  5. Que presente incrível, hein? Aproveite!
    A Banana Cream Pie é uma torta bem popular por aqui. Nunca fiz em casa, mas já provei em um restaurante.
    Tb já ouvi falar da torta inglesa, mas nunca provei. Imagino que seja deliciosa.
    Eu adoro todos os ingredientes da sua segestão. Ficou muito apetitosa!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. GANHAR PRESENTE É MUITO BOM!
    VOU FAZER ESSA TORTA!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  7. Richie, que bela surpresa você teve! E que amiga linda!!!
    Adorei a sua adaptação! banana com doce de leite é o que há!!!
    Vou ficar esperando ansiosamente as outras 499!
    Beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  8. Voce merece muito mais...e já te falei que acho vc um talento!!!
    Espero poder cozinhar com vc e ter vc aqui em meu catering...adoro vc e sabe que é uma amizade verdadeira.
    Parabéns pela torta e aposto todos os meus dedos que esta muito mais bonita e saborosa que a do livro!!!
    Beijos
    Paula Labaki

    ResponderExcluir
  9. Linda torta Richie, a foto ficou fabulosa também, adorei tudo! Bjos e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  10. Richei, tá linda essa torta e seu blog continua um arraso! (aproveitei a visita e coloquei link do DigaMaria pra cá)
    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Richie, amei essa torta! Esse creme está com "aquela cara" de "tudo de bom!!".hehehehe
    Sobre a correia/mal humor....relaxa..(eu sei q vc deve ter escutado mto isso..hehe) ..mas é verdade...come um chocolate!!rsrsrs
    Bjao e boa semana
    Fe;)

    ResponderExcluir
  12. Isso tem de ter ficado delicioso, a foto diz tudo (e, por falar em foto, as suas estão cada vez melhores, coisa de 'profissa', rsrs).
    Beijão e boa semana

    ResponderExcluir
  13. Olá Richie!
    Me encanto a cada vez que passo por aqui!
    As receitas são de um capricho..e as fotos são lindas lindas!
    Alegram meu dia! Adorei essa receita pois me parece que a complicação é zero...e o sabor é infinito de bom!
    abçs,

    ResponderExcluir
  14. Bom, onde é que eu assino para participar de uma degustação? rsrs! Que delícia!!! água na boca é pouco, deu uma cachoeira! Parabéns! Perguntinha: As fotos são suas? Porque além de uma receita deliciosa você coloca fotos que são de "comer"! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  15. Que abuso essa torta! É muito legal a maneira como você mistura as receitas e transforma em outra - não tenho um olho muito bom pra fazer isso, não.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai Richie, garoto, tira isso da minha frente! Que torta maravilhosa, meu marido vai adorar!

    Receitinha mais que anotada!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Richei, adorei a combinação das receitas. Eu adoro a Banoffee. Este resultado deve ter ficado espetacular, parabéns pela criatividade!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  18. Richie, que maravilha é essa, menino?!! Espetáculo essa torta. E se não ficou doce demais então, é comigo mesma! Adoro!
    Muito criativa essa receita, parabéns! Já estou levando comigo, hehehe...
    Beijão,
    Thais

    ResponderExcluir
  19. Richie

    Adorei o Blog e a receita, já anotei as duas coisas, o endereço do Blog que coloquei nos meus favoritos e a receita, ambos para não perder de vista.
    Sou estudante de alta gastronomia e também fã do Blog da Paula, 'Lena Labaki' e a partir de agora começo a frequentar esse espaço, que achei de muito bom gosto e ótimo conteúdo.
    Abraços e parabéns;
    Fabi Artmann´

    ResponderExcluir
  20. que maravilha de receita..eu amo tudo que tem bananas..muito boa a receita..bjus

    ResponderExcluir
  21. Tenho umas bananas dando sopa na fruteira, adivinha o que elas vão virar??!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Você sumiu e eu também, estou de volta aos blogs queridos depois de quase um mês de férias :-) Ô lindeza de torta! Beijos,

    ResponderExcluir
  23. Torta perfeita!!!
    Amei a combinação deliciosa...

    Bjkas

    Eliane

    ResponderExcluir
  24. Eu estava com uma lata de doce de leite só esperando para fazer essa receita! Ela é um pouco demorada né, pelos vários passos, mas é compensadora!! Aproveitei as claras que sobraram e fiz um merengue,substituindo o chantilly. Realmente a torta mais "premium" que já fiz até agora! haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P