Apple Jelly

Olá, amigos d'A Cozinha Coletiva!
Quanto tempo, né? Uma semana longe do blog, do twitter, do msn. Pois é, foi uma semana corrida no trabalho, e fiquei sem tempo de cozinhar, e principalmente de fotografar [gosto de luz natural, e só chegava em casa de noitinha]. Mas hoje as coisas voltaram mais ao normal  eu voltei feliz para a cozinha! [obrigado a quem perguntou por mim, viu Sandroca? ;) ].

A receita de hoje é do consagrado David Lebovitz,  e eu, amante das maçãs, caí de graças por ela assim que a vi! Então o jeito foi comprar 3kg de maçãs no supermercado [2 sacolas cheias delas] e experimentar!
Uma curiosidade: diferente das geléias [em inglês jams] mais comuns, feitas de polpa de frutas e açúcar, essa receita é chamada de Jelly [gelatina], por ser preparada a partir do sumo ou suco da fruta e açúcar [é uma geléia não-pedaçuda, entendeu?]. A textura, devido à pectina abundante nas maçãs, fica meio gelatinosa, ideal pra passar no pão. Quanto ao sabor dá para explicar assim: puro sabor de maçã concentrado! Eu adorei.



Geléia [ou gelatina] de Maçãs

Ingredientes:
3kg de maçãs [usei tipo Fuji];
8 xícaras de água;
650g de açúcar;
Suco de um limão;
2 colheres de chá de Conhaque.

Preparo:
Começa no dia anterior: lave as maçãs, corte-as em fatias e coloque em uma panela grandona, junto com a água e as sementes e cabinhos [ricos em pectina, que é o que dá a textura da geléia].
Tampe a panela e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos.
Pegue um coador grande, ou um escorredor de macarrão, forre-o com um tecido de algodão cru e coloque-o sobre uma tigela grande. Despeje as maçãs cozidas com o líquido ali e deixe escorrer de um dia para o outro. NÃO aperte as maçãs para sair mais caldo, ou sua geléia perderá a transparência.

No dia seguinte: Com uma xícara ou um copo de medidas, meça a quantidade do suco coado: o meu deu cerca de 1 litro e 300ml de suco. [Reserve as fatias de maçã cozidas para outras receitas, em breve aqui, ou para fazer puré de maçãs].
Junte, em uma panela grande de fundo grosso, o suco, o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo [não precisa mexer], retirando com uma escumadeira a espuma que formar na superfície. O tempo de cozimento aqui deu 55 minutos: a geléia ferve, forma espuma nas beradas, você retira, depois ela forma uma espuma diferente [espuma de fervura] que sobe, como leite fervendo, sabe? Quando estiver subindo abaixe o fogo, ou retir rapidamente do fogo, até a espuma baixar e sumir. Volte ao fogo e repita esse processo até chegar ao ponto.
O ponto se encontra da seguinte forma: mantenha um pires no congelador. Depois de uns 30 minutos de fogo vá testando constantemente: pingue um pouquinho da geléia no pires gelado e volte ao congelador para esfriar. Aperte o pingo: a superfície deve ficar com "ruguinhas", como uma película, e tombando o pires, a gora não escorre.
Distribua a geléia quente em vidros esterilizados e feche bem. A geléia entra no vidro quente e líquida, mas conforme esfria chega no ponto de gelatina.

Dúvidas? Pergunta aí! É mais simples do que parece, e rende 3 vidros!



Comentários

  1. As maçãs vão sem casca???

    Lembrei das minhas aulas de TDPL, técnica dietética e pratica de laboratório, cozinhar, mas cozinhar falando de pectina e afins...

    Essa é a unica parte boa da nutrição.

    Louca pra saber o que fazer com as fatias de maçã...

    Eu acho muito engraçado qdo inventamos de fazer essas receitas, e compramos muita coisa no supermercado, fica todo mundo olhando, sem entender, imaginado o que vai virar tanta maçã.

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Richie!Voltou em grande estilo, hein?
    A receita já foi para a listinha... Vou testar e depois te conto como foi!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Certamente farei. Será que com pera tb dá certo?

    ResponderExcluir
  4. Que coincidência!!!!!!
    Richie, já fiz essa receita e postei lá no Alecrim.
    Realmente, temos bom gosto!!!! KKK
    E que delícia de geléia!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigo! Tenho uma dúvida, vc colocou 650 gramas de açúcar, quantidade essa que foi exatamente a metade da quantidade de líquido apurado. Eu pergunto: quando eu apurar o líquido seria essa a proporção, 1 para 1/2?
    Adorei!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  6. Richie, impressionante. Martha Stewart que se cuide.
    Conheci o blog hj, e olhei todos os posts, estou até com dor nas costas, pois não queria parar.
    As fotos de profissa, a página de arquiteto de bom gosto.
    As receitas de chef patissier dos renomado.
    Agora só falta se formar e unir os talentos.
    Arquitetura e Gastonomia

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei sua receita, até pq sempre me sobram maçãs, por mais que as adore, as vezes compro demais e não como e não gosto delas meio moles... enfim... tu sabe se dá para tentar fazer a metade? É que assim, no meu mundo, só tenho uma panela grande, grandona eu não tenho :) Obrigada, e adoro seus posts. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Me deu água na boca...

    Estou deixando esse comentário, pq fui sorteada na promoção da Mococa daqui do site e não recebi nenhum e-mail avisando que ganhei... estou mega frustrada... pq se dão um prazo para que se responda o e-mail, esse e-mail deve ser ao menos enviado... =(

    ResponderExcluir
  9. olá Richie, adorei o comentário da Josélia, concordo com ela, as fotos são profissionais e as receitas divinas.

    E receitas de salgados?? Dá algumas também.

    ResponderExcluir
  10. Olás pessoas!
    Vim agradecer a visita e os comentários de vocês, e aproveitar pra responder as dúvidas e sugestões! Então muito obrigado e lá vamos nós:
    Sandroca, foi engraçado sair do mercadinho cheio de maçãs, mesmo. Certeza que as pessoas pensaram: “ele de certo vai fazer a dieta da maçã!” rsrs
    Ah, e as maçãs vão com casca, cabo e sementes.

    Ricota, se você testar me conta como ficou! ;)

    Luis, eu não sei se pêra tem tanta pectina quanto a maçã, que é o que dá a consistência de geléia. Mas não custa tentar, né? Acho que dá pra fazer igual mas adicionar um pouquinho de pectina em pó, vendidas em lojas de produtos de confeitaria, daí não tem erro!

    Fer, acabei de ver seu post! Fica mto boa, né?! E com uma cor maravilhosa e, o melhor, totalmente natural!

    Carol, eu fiz assim: o Lebovitz usa 1200g de açúcar para 2 litros de suco, então fiz uma regrinha de 3 básica para minha quantidade de suco, o que deu 750g – das quais diminui 100g para não ficar muito doce. Na dúvida faça essa regrinha de 3! :D

    Josélia, fico feliz que vc tenha gostado do blog, sinal de que meu esforço tá dando certo! Quanto juntar arquitetura e gastronomia, por enquanto uma paga a outra...rsrs. Obrigado pelas palavras carinhosas!

    Priscila, acho que não tem problema fazer com metade da quantidade.. ela só vai render menos e chegar ao ponto mais rapidinho, né? Pra cozinhar as maçãs usei 2 panelas, pois também não tenho panelão aqui.rs

    Michelle, o mail avisando do concurso Mococa foi enviado no dia 23 de outubro às 21h47, para o endereço deixado por você na lista de comentários do post do concurso [borboletinh@yahoo.com.br]. O mail não voltou, e está registrado na minha caixa de enviados, o que quer dizer que foi enviado, então o problema não parece ser aqui. Estou reencaminhado o mesmo e-mail para esse mesmo endereço.. caso tenha outro e quiser passar, posso enviar para mais de um. Ainda assim, o resultado do sorteio foi postado com seu nome, e ficou uma semana no ar, até ser feito um novo sorteio. Então entendo sua frustração, mas fiz a minha parte. Espero que você continue participando, novos sorteios logo serão anunciados!

    Lala, obrigado pela visita e pelo elogio, que bom q gostou! Agora quanto à receitas salgadas, posto raramente, pois os pratos salgados aqui de casa costuma ser muito básicos, isso quando consigo almoçar/jantar em casa..hehe

    ResponderExcluir
  11. Humm ! Que legal... quero fazer!

    Vc sumiu heim?! rsr

    ResponderExcluir
  12. Um vidro é meu!!!!!!
    Beijos ficou linda...
    Paula

    ResponderExcluir
  13. Richie,
    Fiz a geléia e adorei o resultado!
    Azedinha, sabor intenso de maçã... E ainda tem uma cor linda... irresistível num pão integral bem macio...
    Obrigada!
    Marlies

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P