Cheesecake à italiana


Olá!
O Cheesecake tem história! Os gregos antigos já apreciavam um certo bolo doce, à base de queijo fresco, mel, farinha e ovos. Escritos contam que [acredite se quiser] pequenos desses bolos de queijo foram servidos aos atletas dos primeiros jogos olímpicos da história, em 776 a.C.!
Documentos romanos do início da era cristã também falam de dois bolos doce de queijo, Libun e Placenta, que eram ofertados aos deuses nos templos, e cujo preparo era muito semelhante ao nosso Cheesecake. Acredita-se que a receita se espalhou pela Europa através da dominação romana, sempre com variações do queijo, conforme a região [no século XVI, um livro de costumes da vida doméstica inglesa no período Tudor apresenta uma receita de torta de queijo doce. E na França, na idade média, a torta de queijo era preparada com um queijo cremoso chamado Neufchatel, típico da região homônima].

Nos Estados Unidos, variações de tortas de queijo chegam trazidas pelos povos colonizadores. O desenvolvimento de um queijo cremoso pasteurizado, o famoso Philadelphia,  por leiteiros nova-iorquinos no século XIX, definiu o principal queijo a ser utilizado nas receitas. O famoso NY Style Cheesecake, receita dos judeus de Nova Iorque, tem o Philadelphia, ou cream cheese, como ingrediente principal.

Ainda assim, os italianos mantiveram seu estilo próprio: preparam uma versão do Cheesecake mais seca, com queijo mascarpone ou ricota, podendo levar ainda frutas cristalizadas ou cereal. A versão preparada aqui, pelo modo italiano, tem como base a ricota, porém batida com creme de leite, para manter a cremosidade [que eu tanto gosto].
Antes de começar, vale lembrar algumas dicas para um bom cheesecake: os ingredientes todos devem estar em temperatura ambiente; o cream cheese não deve ser batido demais, e sempre em velocidade baixa;  a ricota fresca, se não vier em embalagem à vácuo, deve ser escorrida, em uma peneira, por uma noite na geladeira.

Cheesecake à Italiana

Base:
A massa da base deve ser preparada triturando no processador 200g de bolacha Maria, e adicionando aos farelos 5 colheres de sopa de manteiga derretida. A mistura deverá ser espalhada no fundo e laterais de uma fôrma alta de 20cm de diâmetro com lateral removível, pressionando com as costas de uma colher. Depois disso, reserve a fôrma na geladeira enquato prepara o recheio.

Ingredientes do recheio: [todos em temperatura ambiente!]
720g de ricota fresca, escorrida, peneirada e batida no processador [ou liquidificador] até ficar cremosa;
3/4 de xícara de açúcar;
6 ovos, com claras e gemas separadas;
1/4 de xícara de farinha de trigo;
Raspas de 1 limão;
Suco de 1/2 limão;
1 pitada de sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela grande bata a ricota, as gemas, a farinha, 6 colheres de sopa de açúcar, o suco de limão, as raspas, o sal e a baunilha, para formar um creme homogêneo.
Separadamente, bata as claras na batedeira, em velocidade baixa, até formar picos moles. Aumente a velocidade da batedeira e vá adicionando 6 colheres de sopa de açúcar, uma a uma, enquanto bate, até alcançar o ponto de picos firmes [uns 3, 4 minutinhos].
Misture delicadamente 1/3 das claras batidas ao creme de ricota, usando uma espátula, apenas até incorporar. Adicione o restante e incorpore com cuidado.
Retire a base da geladeira, recheie com o creme e leve ao forno por aproximadamente 1 hora, até que o centro permaneça um pouquinho mole, as laterais fiquem firmes e a superfície fique dourada. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Sirva frio, acompanhado de calda ou geléia de frutas da sua preferência.
Ah, o cheesecake de ricota fica mais saboroso se consumido no mesmo dia do preparo.

Comentários

  1. Que fotos são essas, Richie?? Simplesmente profissionais!!! Adorei a receita e também o post super informativo...
    Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Affe Richie, fala a verdade! Essa torta é um desaforo a boa forma humana, se cai nas minhas mãos metade dela vai dessa pra melhor.
    E esse post, na verdade é uma aula. E das boas!
    P.s: eu odeio parecer puxa saco, mas o que posso fazer se sou apaixonada pelos blogs top de linha?
    Bjucas

    ResponderExcluir
  3. Richie, que receita ótima. Até lembra a pastiera di grano...As fotos estão lindas!! Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. um cheesecake bem diferente do que tenho visto mas deve ficar muito bom. oelo aspecto tenho a certeza.
    beijinhos e bom fim se semana

    ResponderExcluir
  5. Essa sobremesa é uma das minhas preferidas! Dá até para fazer, bem menos calórica do que tem sido feito aqui...hahaha....
    Vou levar a receitinha tá Richie?
    Você não viu minhas madeleines, vai lá!
    Beijos doces e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  6. A cada receita, você nos presenteia com fotos maravilhosas e sabores inigualáveis!!!
    Sou fã de carteirinha de seu blog =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  7. Olá Richie, comecei a acompanhar seu blog este ano. Adoro cozinhar, sobretudo doces e adoro fotografia. Gosto das suas fotos e das suas receitas. Ainda não testei nenhuma porque preciso emagrecer. Estou construindo um blog para ver se me animo a emagrecer! É isso!!! Até breve!

    ResponderExcluir
  8. Olá Richie, sempre leio seu blog, mas nunca comento. Mas nessa tive que comentar... haha
    Esse cheesecake é o que chamava de "bolo de queijo" quando criança. :D
    Aqui no Sul, SC, é super comum nas padarias.
    É uma delícia, vou testar sua receita logo!

    Obrigada por compartilhar.

    beijos.

    Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Vc já fez cheese cake de abóbora? Comi certa vez e até agora não encontrei uma receita compatível com o que comi...
    Agora, seu cheese cake está com uma cara altamente tentadora. abs

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é lindo!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. acabei de ler o blog inteiro numa sentada só...! me identifiquei muito. quero fazer tudo, já! se não fosse essa amigdalite já estava no fogão.
    parabéns! =) voltarei sempre! já salvei as minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  12. Richie, fiz a receita hj, e ficou delicioooosa.
    Igual aos que comia quando criança.


    :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P