Pecan Pie
Olá!
Tudo começou da última vez que fui a São Paulo, quando minha chefa me levou para comer pastel em uma feira próxima à praça da árvore. Estava chovendo e vi de longe um saco de noz pecã em uma barraca, mas pela pressa não comprei. Burrice, né, porque em São Carlos isso simplesmente não existe [nem feira nem noz pecã].
Acontece que desde aquele dia eu fiquei com aquela vontadinha persistente de fazer a Torta de Pecã, uma sobremesa clássica do sul dos Estados Unidos, preparada à base de açúcar mascavo, xarope de glucose e a tal pecã, uma noz típica americana. E você acha que consegui esperar uma nova ida a SP pra comprar pecã? Nada, andei dois dias debaixo de chuva [e olha que choveu, viu?] até que [ufa!] achei um único potinho delas, perdido entre as nozes comuns, em uma padaria metida a chic. E lá fui eu pra casa, feliz da vida, assar uma torta.
Não se tem certeza, mas atribui-se a criação da Pecan Pie aos franceses de New Orleans, que ao entrarem em contato com a cultura indígena nativa descobriram a noz americana. O que se sabe realmente é que a receita popularizou-se à partir do livro de culinária The Fannie Farmer Cookbook, do começo do século passado.
Gente, e o negócio é bom, viu! E fácil de fazer! O problema é achar a noz [achei que com a noz comum também podia dar certo, mas o Diego do ThinkFood já me disse que nem pensar!rs]. Usei uma receita de mãe do site Bakerella, reduzida para apenas uma torta, mas depois de provar dei razão a ela fazer pelo menos três tortas de pecã por vez!rs
Pecan Pie
[receita retirada daqui e adaptada para apenas uma torta]
Ingredientes:
1 fôrma rasa de tortas [20cm de diâmetro] forrada com uma massa básica de tortas, como essa aqui, sem ir ao forno e congelada.
60g de manteiga derretida;
160g de açúcar mascavo claro [usei do escuro];
1/3 de colher de farinha de trigo;
160ml de glucose de milho clara;
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 ovos grandes;
160g de noz pecã em metades.
Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture bem o açúcar, amassando com as costas de uma colher para desfazer os grânulos. Adicione a farinha e mexa até ficar uniforme.
Adicione a glucose e a baunilha e bata até ficar bem misturado e cremoso.
Incorpore a manteiga derretida fria, mexendo devagar com uma colher.
Quebre os ovos em outra tigela, e retire aquelas "coisinhas brancas" que ficam presas às gemas [senão, na hora de assar as "coisinhas" vão para a superfície da torta, e não fica bonito]. Bata os ovos rapidamente e misture ao recheio. Adicione as pecãs e misture.
Recheie a massa congelada com esse recheio leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, até o recheio dourar e inchar levemente.
Retire do forno, e deixe esfriar [o recheio vai abaixar, enquanto esfria]. Sirva com creme chantilly.
hum essas nozes eu sei onde achar a tarte esta o maximo.
ResponderExcluirbeijinhos
Fala Ricardo! :D Muito apetitosa essa torta! Lembro que quando eu morava em São Lourenço, MG, haviam duas árvores gigantes de pecã numa fazenda perto de casa; vinha pessoas de todos os lugares pegá-las do chão. A gente passava mal de tanto comer pecã. xD
ResponderExcluirMal sabia eu o quão rara era essa nóz aqui no Brasil... :P
Abraço e parabéns pelo blog. o/
Ah, pára tudo! Eu amo Pecan Pie, quando viajo não deixo de comer essa gostosura. Mas olha, a sua aparentemente não está deixando nada a desejar. Preciso fazer agora de qualquer jeito de tanta vontade que vc me deixou! DI-VI-NA!
ResponderExcluirBeijos,
Fabi
Eu nunca comi essa noz, não sei que gosto tem, mas a torta ficou linda e dá vontade de experimentar! bjs
ResponderExcluirNossa, essa torta me lembra da minha infância!
ResponderExcluirMorava em SC e lá essa noz é muito fácil de achar. Minha madrinha fazia essa torta em todos os aniversários! Comia até me acabar! Tenho o gostinho dela bem guardado na minha memória!
Bjos
Heide
Nunca comi, mas agora to com vontade de comer!
ResponderExcluirAqui perto de casa tem a noz!
Vou fazer e depois te figo como ficou
Bjs
Dani
Temos um sitio em Campinas e tem 10 arvores enormes de pecãn e mais umas tantas de limão siciliano. Quando vc tem facil acesso não liga muito para o que tem perto das mãos.
ResponderExcluirAi de uns anos pra cá, bem na época das pecãns cairem do pé junta o tantão de maritacas e comem elas verdes, anda dificil de conseguir um pouquinho pra fazer docinhos e outras coisas do tipo.
Pra comprar eu não gosto, pq invariavelmente elas estão oxidadas e com o gosto estranho. Quando vc acaba de descascar são bem clarinhas.
parabens, esta tarte é excelente.
ResponderExcluirbj
Oi!
ResponderExcluirEu também sou de São Carlos e ADORO cozinhar!
Vou testar uma receita do blog esse fim de semana, mas não sei deixar as coisas tão bonitas. Snif.
Adoro o blog. Adoro mesmo. Boas receitas, fotos muito legais, tudo bem explicado.
Parabéns =)
Richie, eu tô enrolando há séculos para fazer essa torta, olhando a sua fiquei com vontade. Mesmo aqui em SP eu dei uma pernada na última vez para encontrar pecãs.
ResponderExcluirbjs
Oxente! Simply the best, uai!!!!
ResponderExcluir:P :P :P
ResponderExcluirbobo, feio e chato... :P
COMO ASSIM vc vem tão pertinho da minha casa e nem me avisa???
Vou fazer bolinho-mousse em vez de torta pecan :P
bjs
Também nunca vi essa noz por aqui =/
ResponderExcluirQuer dizer, o máximo que vi foi uma latinha em uma loja no aeroporto lá de Brasília, mas não tive coragem de comprar.
Nunca tinha me dado pela existência dela, mas um dia vendo True Blood a protagonista Sookie come uma torta igualzinha a esta - acho que há um post sobre isso no blog da Lu Betenson, se não estou confundido a pessoa - e fiquei louca para comer!
Agora, já tenho a receita (que sem dúvida é a do seriado. rs), só falta achar as castanhas... Aliás, elas lembram alguma outra?
bjs
Ai, que torta linda! Eu adoro pecãs e ainda não fiz uma pecan pie - preciso fazer uma urgente, que vontade, Richie!
ResponderExcluirxx
Que vontade, Richie!
ResponderExcluirVocê não tem ideia de quanto tempo faz que estou querendo fazer essa torta de pecans!
Sempre que vejo fico babando, você despertou mais ainda minha vontade. rs
São as minhas nozes favoritas, o sabor é bem mais doce e subtil, menos oleoso do que as nozes comuns. A torta ficou linda :)
ResponderExcluirRichie, esse blog tá muito chique hein?! Eu amo pecan pie, vou já arrumar umas pra fazer aqui também!
ResponderExcluirBeijos!
P E R F E I T A!!!
ResponderExcluirGente que vontade me deu agora...mas nunquinha vou achar as bonitas por aqui...rs só viajando...rs
Parabéns pela receita
bjim
P E R F E I T A!!!
ResponderExcluirGente que vontade me deu agora...mas nunquinha vou achar as bonitas por aqui...rs só viajando...rs
Parabéns pela receita
bjim
gostei do blog, mas uma coisa me incoomodo...
ResponderExcluircomo assim em são paulo não tem feira???
aqui as feiras são todos os dias eu mesmo moro em um lugar aonde tem duas por semana e morava em outro que tinha duas por semana sendo que de quinta feira tinha duas ao mesmo tempo em um raio de 10 quadras..
cara eu amo veira morro hoje no bairro da santa cecilia e quinta feira estou na feira de higienopolis sabado no parque da agua branca,terca no itain aonde trabalho domingo santa cecilia, feira faz parte da minha vida....
da proxima vez eu te levo pra comer um pastel de feira em são paulo
desculpe voltarei sempre aqui de qualquer forma todo mundo que gosta de comida como eu e perde grande parte to tempo livre com isso merece tudo de bom....
ResponderExcluirabs
Delícia! Quero uma inteira pra mim! Vou fazer também!
ResponderExcluirFiz duas receitas de cupcake e a receita de chantilly com leite condensado! Ficou muito bom, comprei forminha de metal e forminhas coloridas de papel amantegado! Muito obrigada! Suas fotos me deixam com água na boca!
oi richie! obrigada pela receita! acabei de fazer, realmente incrível, deu super certo! :)
ResponderExcluir