Chess Pie
Olá outra vez!
A Chess Pie é uma torta centenária e característica da cultura do sul dos Estados Unidos, muito simples de ser preparada. Seu recheio consiste basicamente em ovos, açúcar, manteiga derretida e um pouco de farinha, preferencialmente a farinha de milho. Algumas receitas, como a que preparei, levam ainda uma colherada de vinagre para "quebrar o doce", motivo pelo qual a torta também é chamada de Vinegar Pie.
Acredita-se que tenha surgido na Inglaterra e trazida aos Estados Unidos colonial, aparecendo em compêndios de receitas ainda no século XVIII. Seu nome, que traduzido literalmente ficaria como "Torta de Xadrez", não tem ligações com o jogo de tabuleiro. Especula-se que a palavra "Chess" deriva de erros na pronúncia de palavras pelo forte sotaque arrastado do sul, porém não se sabe bem qual palavra. Seria "chest" [baú, em português], por a torta ser armazenada em baús, e não refrigerada? Ou "cheese" [queijo], já que a torta lembrava as tortas de queijo inglesas?
A explicação mais divertida seria que a cozinheira de uma fazenda sulista, quando questionada sobre o que ela estava assando, e que cheirava tão bem, teria respondido: "Jes' pie" [just pie, isto é, "só uma torta"].
Sobre o sabor, ela lembra vagamente algo, mas não sei dizer bem o quê [deeer!]. Só sei que o creme é saboroso, e ganha consistência de pudim, com uma casquinha crocante e dourada por cima, quando assado. Lembra talvez quindim? Enfim, acho que vale a pena assar uma e provar! Não dá pra se arrepender!
Ah, por ser bem doce, dizem que ela vai bem acompanhada de café preto!
Classic Chess Pie
[retirada daqui]
Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.
Para o recheio:
2 xícara de açúcar [usei 1 e 1/2];
2 colheres de sopa de farinha de milho [use aquelas para fazer polenta, ou aquelas de flocos, com os flocos bem amassados];
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga derretida;
1/4 de xícara de leite;
1 colher de sopa de vinagre branco [usei algo como 3/4 de colher];
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
4 ovos batidos.
Preparo:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro com a massa, e leve ao forno preaquecido a 180 graus, coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel, e asse por mais uns 10 minutos, ou até começar a dourar. Reserve.
Misture os 7 primeiros ingredientes em uma tigela. Adicione a baunilha aos ovos, bata um pouco e misture aos demais ingredientes, mexendo até ficar homogêneo. Recheie a massa, já assada, com esse creme.
Leve ao forno, a 170 graus, por mais 50 a 55 minutos, protegendo a beirada de massa com papel alumínio, caso doure demais. Deixe descansar por 2 horas, antes de servir.
Fontes:
Fantastic! está lindissima! se estivesse perto de si estava uma bola hahahahaha
ResponderExcluirbjs
Paula
Lindíssima!! Que foto linda, só dá vontade saltar para dentro do ecrã e confiscar um pedacinho desse pecado, rsrsrsrs...
ResponderExcluirBeijinhos
a textura parece de queijadinha... logo cedo, ja deu vontade de ir pra cozinha...
ResponderExcluirfala sériooooo!!! que vontade de comer um pedacinho!!!
ResponderExcluirOi, Richie!! Quanto tempo...Não conhecia esta torta e amei! É bem o tipo de doce que eu gosto! Vou experimentar muito em breve! A origem do nome é tudo de bom!!haha. beijo!!
ResponderExcluirComo fã declarada dos clássicos, das mais variadas cozinhas, adorei a receita! O conteúdo inicial agrega valor ao prato. Parabéns!
ResponderExcluirAi que delícia!
ResponderExcluirVocê me deu uma alegria imensa! Sou fã da escritora Laura ingalls e ela come a tal torta de vinagre. Agora eu sei o que é!! Graças a você. E voufazer hoje!
ResponderExcluirOi Paula! hahaha tá dificil não ficar bola por aqui, mesmo..rs.. preciso urgente de consumidores pros produos do blog!rsrs
ResponderExcluirSandra, se não conseguir atravessar a tela, faz em casa, que é bem simples! :)
Andrea, lembra um pouco queijadinha, só que sem coco. Sabe que hoje comi uma fatia e me lembrei de pudim de padaria? Talvez seja isso...
Patilda, que bom que as fotos dão fome! Thanks
Marina, a gente não tem muita tradição em tortas, né? Adoro descobrir esssas tradições de outros povos!
Bruna, que bom que gostou da receita [um classico americano] e do texto! Obrigado
Anonimo, obrigado!
Angela, nao conheço a autora, mas adoro ir atrás de receitas que aparecem em livros! É realmente um paixão minha! Se fizer me conta o que achou, tá?
Gente, obrigado pelas visitas e pelos comentários! bjo
deve ficar bom em...
ResponderExcluirdepois da uma passadinha la no meu blog
http://prepararprovarpostar.blogspot.com/
Adorei a textura dessa torta e apesar de ser um clássico, eu particularmente não conhecia! Fiquei super curiosa para provar, parece deliciosa! Beijos, Cecilia
ResponderExcluirOI Richie,
ResponderExcluirQue delícia!
Mas,não leva queijo?
BJ,
Lylia
Cecília, adoro caçar clássicos!hehe Que bom q gostou!
ResponderExcluirLylia, ela não leva queijo não! ;)
maravilha de receita..amei..amei..bjus
ResponderExcluirOi, estava xeretando o blog e amei todas as receitas que vi(ainda não xeretei tudo rsrsr),essa torta é demais!Virei seguidora fiel,bjkas.
ResponderExcluirSerá que pode trocar o vinagre por um bourbon? Agora, cara e receitas impecáveis. Na lista de coisas para fazer. Abs
ResponderExcluirRichie, para variar a foto está divina e lógico que fiquei babando! Já tinha separado uma receita dessa torta para provar, mas agora o incentivo é maior! Linda!
ResponderExcluirUm ótimo domingo!
Beijos!
Podemos consumir a torta com uma bola de sorvete?
ResponderExcluirAbraços,
Oi Caio! Fica bem bom sim, viu? Obrigado pela visita!
ResponderExcluirIliane, que bom que gostou! :)
Clau, seja bem vinda, e obrigado por virar seguidora!hehe bjo
Cônicas Gulosas, dá certinho usar o bourbon! Pode até colocar um pouquinho mais, se quiser que o sabor se destaque! Abs
Verena, boa semana, e obrigado!
Oi Davi! Nao sei se ela vai bem com sorvete.. acho que, diferente das tortas de fruta, essa vai melhor pura, Mas fique à vontade! hehe
você ganhou um selinho, passe na minha cozinha.
ResponderExcluirOlá Richie
ResponderExcluirEu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecê-lo.
Seu blog é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação.
Boa Sorte
Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com
Richei, voltei para te convidar à participar do sorteio lá no meu blog, o Gourmandisme: uma cesta de chocolates da Hershey's! beijos
ResponderExcluirOlá Richie :)
ResponderExcluirComecei o meu blog de receitas há pouco tempo e gostaria de saber se posso colocar as tuas receitas no meu blog, com a devida informação que aqui pertencem.
Obrigada, Katie.
Oi Alessandra, muito obrigado por lembrar do blog! bjo
ResponderExcluirOi Kinha, bem-vinda! Obrigado pelas palavras e pela visita! bjo
Bruna, já to participando e torcendo, obrigado por me avisar! :D bj
Kathie, claro que pode testar as receitas daqui sem problemas, até porque elas vem de livros e outros blogs! :) To curioso pra ver!