Bolo {Bundt} de Limão e Sementes de Papoula


Olás, tudo bem?
Como eu sempre digo, a variação de sabores dos Bundt Cakes é tão grande que eu poderia fazer um blog só com essas receitas! Mas calma, não vou. Já existem blogs lindos dedicados especialmente a esses bolos amanteigados [no Instagram tem a hashtag #bundtbakers, que mostra um monte de versões incríveis!] e são eles que me inspiram a postar mais um bolo, pela terceira semana consecutiva! Além disso, dia 30 é meu aniversário e estou pensando seriamente em, ao invés de um único bolo tradicional, fazer vários bundts, com sabores que funcionam bem tanto para café da manhã como para sobremesas, e montar uma composição bacana. O que vocês acham? Talvez fique uma mesa bem bonita, né?! Então, por isso estou testando várias receitas.
A combinação de cítricos com sementes de papoula é super tradicional! Aqui no Brasil costumava ser bem difícil de se encontrar essas sementinhas azuladas [boatos - infundados - que até foram proibidas por um período], mas já faz uns três anos que vejo sempre em algumas redes de supermercados. Pelo menos em São Paulo.
Mas calma, se você não encontrar as sementes de papoula na sua cidade não tem problema! Verdade seja dita, elas contribuem mais para o visual do que para o sabor - pontinhos azulados em uma massa amarelinha deixa a fatia linda, né? Mas o gosto - que para mim lembra sabor de gergelim bem fraquinho - quase desaparece ante o limão.
O bolo da receita de hoje pode ser servido simples, embebido em calda de limão e açúcar ou mesmo coberto com glacê de açúcar de confeiteiro [você pode ver essas idéias aplicadas no Bundt de Laranja clicando aqui]. Porém, como a cobertura cremosa de cream cheese e esse tipo de decoração, que segue as estrias do bolo, é um clássico, resolvi testar. Fica bonito, né? Mas ainda prefiro um glacêzinho básico.
Espero que gostem! :)


Bolo {Bundt} de Limão e Sementes de Papoula com cobertura de cream cheese
[receita adaptada daqui e daqui, rende um bolo de 24cm de diâmetro e 8cm de altura]

Ingredientes para a massa:
1 xícara [200g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 e 3/4 xícaras de açúcar refinado;
Raspas da casca de 4 limões tipo Taiti;
4 ovos, em temperatura ambiente;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
3 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1/4 de xícara de sementes de papoula;
1 xícara de leite, em temperatura ambiente;
suco de meio limão Taiti.

Ingredientes para a cobertura de cream cheese*:
150g de cream cheese;
4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Raspas de limão para decorar.

Prepare o bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro e 8cm de altura com manteiga. Polvilhe farinha de trigo, bata para espalhar bem e descartar o excesso. Reserve.
Na batedeira em velocidade médio-alta [se a sua for planetária use o garfo tipo raquete] bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão por 3 ou 4 minutos, até conseguir um creme leve, fofo e clarinho. Não esqueça de raspar as laterais da tigela com uma espátula, de vez em quando.
Adicione os ovos, um a um, batendo após cada adição. Adicione a baunilha e bata para incorporar.
Em uma tigelinha misture farinha, sal, fermento e sementes de papoula. Reserve.
Em outra tigelinha Misture o leite com o suco de limão. Reserve.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha em três partes, alternando com a mistura de leite em duas partes.
Passe a massa para a fôrma preparada. Alise a superfície com uma espátula, para nivelar.
Leve ao forno por cerca de 50 a 60 minutos, até que enfiando um palito de madeira no centro do bolo ele saia limpo.
Deixe o bolo esfriar por 20 minutos dentro da fôrma. Desenforme sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Prepare a cobertura de cream cheese*:
Na batedeira [e se for planetária, garfo tipo raquete], bata todos os ingredientes até formar uma mistura espessa, lisa e brilhante.
Para decorar o bolo, é preciso que ele esteja totalmente frio. Espalhe a cobertura sobre o bolo com uma colher, se preferir. Eu, para seguir um tipo de decoração bem típica, passei a cobertura para um saco de confeitar com bico liso e decorei o bolo seguindo as estrias da fôrma. Polvilhe as raspas de limão por cima.


*Atualização no texto:
Depois que postei a receita recebi por mail a dúvida de um leitor sobre a grande quantidade de açúcar da cobertura. Sobre essa cobertura, é preciso fazer um parênteses: a receita original pede 300g de cream cheese para 4 xícaras de açúcar de confeiteiro. Acontece que o cream cheese nacional é mais aerado que o americano [provavelmente para ficar mais fácil de espalhar no pão], portanto mais mole. Então se você usar as medidas originais a cobertura resultará num glacé líquido, ao invés de um creme. Isso já aconteceu comigo algumas vezes. Por isso reduzi a quantidade de cream cheese pela metade e mantive a quantidade de açúcar [seguindo uma proporção semelhante à de um buttercream], e funcionou: a cobertura ficou com textura apropriada para o saco de confeitar. Ótimo.
Mas o que a dúvida do leitor me fez pensar um pouco mais fundo na questão: será que compensa esse açúcar todo na cobertura? Lembrando que a receita original mantem a mesma [grande] quantidade de açúcar [como todo buttercream, alias] , só aumenta a de cream cheese.  
Cheguei à conclusão que não, não compensa. Por isso vou manter a receita como está, mas sugiro aqui trocar essa cobertura pelo mesmo glacé do bolo de laranja [receita aqui, só troque o suco de laranja pelo de limão]. Pode não ser tão bonita mas é menos exagerada. 


Comentários

  1. Que bolo lindo e aposto que ficou saboroso. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, quando diz 3 xícaras de farinha quer dizer a mesma medida da de manteiga? Então serão 600 grs de farinha? Gosto muito do seu blog, mas não poderia por os ingredientes em gramas? Pois não sei as medidas da xícara! Muito obrigada pela atenção! Mas para mim seria mais fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não, Antônia, não é a mesma coisa. A xícara, ou cup, é uma medida oficial de volume, tipo o Litro, não de peso. Existem copos graduados baratinhos com as medidas de xícara, e também o Google, que resolve isso rapidinho ;) Uma xícara de farinha equivale a 125g. Nos próximos posts vou tentar me lembrar de colocar os valores em gramas também - acabo não colocando porque geralmente as pessoas não tem balança em casa e porque eu, mesmo tendo uma, quase não uso rs
      Mto obrigado :)

      Excluir
  3. Bolo lindo, não há dúvida, mas paxonei na cobertura, hahaha, mesmo ela sendo tão "gordinha", tem um aspecto incrível e foi a primeira coisa que vi na foto!!
    Ansiosa pelos bundts de aniversário!!!
    ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente assusta com a cobertura, mas pra quem tá acostumado com buttercream é praticamente normal, né Cristina?rs
      Bjo, mto obrigado!

      Excluir
  4. Ficou um bolo mt bonito gostei mt da decor bjs

    ResponderExcluir
  5. Mais uma maravilha dessa cozinha que tanto gosto. Parabéns, Richie, seus bolos alegram meu dia!
    Bj
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Lylia, fico mto feliz em saber [e em participar do teu dia], mto obrigado! Bjo!

      Excluir
  6. ei. sobre a massa choux que você postou um tempo atrás, dá certo fazer a mistura de ovos à mão e levar pra batedeira depois? a minha é aquelas comuns, um pouco antiga e não sei se iria aguentar bater a massa dura como é esse.

    ResponderExcluir
  7. Olá Richie.
    Parabéns pelo blog..é uma verdadeira escola de confeitaria. Aprendo.muito com você e agradeço a generosidade em partilhar suas experiências. Tenho uma pergunta. Possuo 3 lindíssimas formas bundt porém tenho alguma dificuldade em untá-las. Pode me dar uma ajuda? Muito obrigada e meus sinceros parabéns pelo seu aniversário. Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli, mto obrigado pelo carinho! :)
      Olha, eu não tenho segredo não, unto com manteiga [usando a mão mesmo], depois polvilho tudo com farinha, espalho bem e bato para tirar o excesso. Funciona, viu? Já usei umas vezes desmoldante, mas não tenho em casa então raramente uso.
      Abraço

      Excluir
  8. Richie, onde você compra essas formas lindas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, adorei a ideia de fazer vários bundts de aniversário. Nem sempre todo mundo gosta de bolo com recheio, além de que é possível provar vários sabores! Queria ser convidada para esta festa, rs

      Excluir
    2. Oi Noélia! Tô precisando de convidados mesmo, para dar conta de comer td kkkk. Comprei na Amazon americana ;)

      Excluir
  9. Ola Richie,
    Que bolo lindo! Suas receitas sao incriveis - te achei atraves do melhor bolo de chocolate do mundo e posso dizer que sempre que faco, todos elogiam e digo: agradeca ao Richie por compartilhar essa e outras receitas maravilhosas!

    Quero muito comprar uma forma Bundt, mas nao sei se existem varias marcas? Poderiam me indicar a marca da sua por favor?

    Se puder colocar as medidas em ml, gramas nas suas receitas, agradeceria muito tb, pq nunca acerto com o tamanho das minhas xicaras rs.

    PS - amo bolos assim para festas de aniversario - simples, mas com um sabor inigualavel. Iria facil, facil na sua festa :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem?
      Mto obrigado pelo carinho e pelas visitas! :)
      As melhores Bundt Pans são da Nordic Ware. São caras mas eternas!
      Quanto a xícara, não tem como errar se você usar um medidor graduado - a xícara, ou cup, é uma medida de volume padrão, tipo o Litro [não é uma xícara literalmente, tipo pegar uma xícara de chá e usar como medidor]. Vou tentar colocar sempre em peso, mas acabo não colocando pq mesmo tendo balança eu raramente uso! rs
      Abraço :)

      Excluir
  10. Eu fiz esse bolo, ficou divino.congela muito Bem .Fiquei apreensiva ter q usar 4 xics de " icing sugar"mas vc está certíssimo.....foi o melhor Cream cheese frosting q já fiz na minha vida. Estou repetindo e tenho agora a certeza q fará sucesso outra vez.Suas medidas são precisas, demonstrando muito profissionalismo e dedicaçao. Parabens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P