Cupcakes para qualquer ocasião



Pessoas, anotem essa receita! Sabe aqueles cupcakes lindinhos, que crescem até o ponto ideal, ficam todos iguaizinhos, coradinhos e casam com qualquer cobertura, além de poderem ser abertos e recheados, ou mesmo receberem uma colherada de geléia antes de irem pro forno? Então, são esses. Uso essa receita faz teempo e ela nunca me deixou na mão, é batata! Foi retirada e levemente alterada daqui, um site delicioso de se visitar.
Aí vai:

Para a massa:
1/2 xícara [113g] de manteiga em temperatura ambiente;
2/3 de xícara [130g] de açucar branco;
3 ovos grandes;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
Raspas de 1 limão;
1 e 1/2 xícara [210g] de farinha;
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/4 de colher de chá de sal;
1/4 de xícara [60ml] de leite.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Na batedeira bata a manteiga com o açucar até formar um creme claro. Adicione os ovos, um a um, batendo bem até o creme crescer e clarear. Acrescente a baunilha e as raspas de limão.
Em outra tigela misture a farinha, fermento e sal, peneirados.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione metade da mistura de farinha e incorpore.
Adicione o leite e bata. Adicione o resto da farinha e bata até ficar uma massa lisa.
Divida a massa em 12 forminhas para muffins, enchendo 2/3 de cada [usei forminhas de papel, mas se você nao usar, unte com manteiga suas fôrma de muffins].
Forno por 20 minutos ou até dourar ligeiramente.
O processo todo pode ser feito na mão mesmo, com um fouet, só demora um pouquinho mais. As vezes que fiz sempre rende 13 ou 14 bolinhos lindinhos e dourados.

Para o glacê de manteiga:
2 xícaras [230g] de açucar de confeiteiro peneirado [usei açucar impalpável, sem peneirar];
1/2 xícara [113g] de manteiga em temperatura ambiente, molinha mesmo;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de leite;
corante alimentício líquido ou em gel;

Preparo do glacê:
Bata a manteiga na batedeira até ficar beem cremosa; adicione a baunilha. Abaixe a velocidade e vá adicionando o açucar aos poucos.
Adicione o leite e bata em velocidade alta até formar um creme bem fofo [uns 5 min]. Adicione mais leite ou mais açucar, se precisar.
Adicione o corante o quanto quiser e bata mais um pouquinho.
Decore com o bico de confeiteiro.


[versão com cobertura de cacau]

DICA: Você pode aromatizar seu glacê de manteiga com diversas variações. Eu vou sugerir algumas:
    Cítrico: Troque o leite e a baunilha por suco de laranja ou limão, mais 2 colheres de chá de casca de limão ou laranja ralada fininho.
    Cacau: 2 colheres de sopa de cacau misturados com 1 colher de sopa de água fervente. Deixe esfriar, adicione ao creme e bata. Talvez seja necessário adicionar um pouco mais de açucar, para chegar ao ponto.
    Café: e colheres de chá de café solúvel dissolvido em uma colher de sopa de água fervente. Deixe esfriar, adicione ao creme e bata. Talvez seja necessário adicionar um pouco mais de açucar, para chegar ao ponto.


Varie na cobertura, invente recheios e não se preocupe, sempre vai dar certo! : D

Comentários

  1. Estava precisando de uma receita assim. A minha receita de cupcake já me deixou na mão algumas vezes, a massa se descolava das forminhas e ficava muito feio quando colocava a cobertura. Vou testar!

    ResponderExcluir
  2. Sabe a melhor parte disso tudo: eu posso comprar pronto!!! hahaha... Deixo a função 'Julie Powel" pra vc!!! hahaha

    ResponderExcluir
  3. achei luxuoso o tutorial ilustrado da postagem abaixo! deu até uma pequena coragem de fazer cupcakes...
    é que muffins eu até sei, mas cupcake ainda não tentei porque quero fazer esses bem recheados, cobertos e melados. hihi.

    belo blog.
    prazer, encontrei seu blog lá no Comida de Quinta.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Morri, morri! Passei mal!
    Te falar que MEU SONHO é fazer cupcakes e nunca consigo!! NUNCA!
    Meu glacê ou meu ou meu buttercream sempre acabam desandando e me deixando na mão, mas FATO que vou experimentar sua receita assim que puder!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, menino,

    Que boa receitinha! Não é todo cupcake que me agrada, sabe? O excesso de gordura e açúcar me faz evitá-los. Pelas medidas, dá para ver que não é o caso desses!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com muita vontade de fazer cupcakes, e esses me deixaram com mais vontade...

    Lá vou eu pra cozinha com dor de cabeça e sem batedeira, tudo por um bolinho!!!

    Pq eu não moro perto de ninguém que saiba cozinhar???

    ResponderExcluir
  7. Oi,conheci seu blog hoje. Vou tentar fazer o WHOOPIES
    Espero que saiam bons....embora a primeira vez que faco uma receita ,geralmente na terceira eu acerto!

    ResponderExcluir
  8. Oii.. intao. uma perguntinha importante.
    depois de feita a cobertura, eu devo coloca-lo na geladeira? ou ele aguenta bem pra festa ao meio dia?

    laynaraevelyn@hotmail.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Richie,
    Meus sinceros parabéns pelo bolg, é uma verdadeira delícia!
    A receita da massa básica para Cupcake ficou uma maravilha, suas sugestões são ótimas, fiz de vários tipos,também troquei raspas de limão por laranja, e coloquei frutas cristalizadas na massa, ficou show!
    De sua leitora goianinha,
    Tuane.

    ResponderExcluir
  10. Oieeee!

    Acabei de testar a receita do seu buttercream (que eu NUNCA havia feito, por sinal)e A-M-E-I! É super fácil, prática e deu certo de primeira já!

    Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências conosco!

    Um grande beijo,

    Milene Mafra

    www.milenemafra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Realmente são cupcakes para qq ocasião, a massa fica bem fofinha. Só achei que o gosto de limão ficou mto acentuado, eu diminuiria para raspas de 1/2 limão. O glacê eu acabei não fazendo, vou testar na próxima!

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adoro fazer doces, mas nunca fiz cup cakes. Estava procurando algo pra vender..tentarei fazer, depois conto o resultado.
    bjus
    Sara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P