Tortas & Temas 02: Torta-Merengue de Limão

 

Esse post é um post-básico: receitinha clássica, fácil e deliciosa. A verdadeira Tarte Meringuée au Citron, francesa, leva um creme de limão mais complexo, à base de amido de milho, açucar e gemas. Particularmente, sempre deu queimação nos estômagos lá de casa, até minha mãe sugerir essa opção de creme, facílima, deliciosa, cremosa porém mais leve. Desde então, faço sempre essa nova versão de recheio, muito bem recebida sempre.Caso alguem queira o creme de limão clássico, é só me pedir.

Além disso, esse post é uma pequena homenagem: a Maitê sempre foi minha melhor amiga do mundo, e foi quem sugeriu começarmos a vender docinhos na faculdade. Faziamos bombons de morango, depois trufas, depois tortinhas de limão e chocolate, e assim a fama da 'Confeitaria Clandestina' [que é como nos chamávamos] pegou e continua até hoje.
A Maits já é formada, mas é ótimo quando podemos nos ver e botar o assunto em dia, como nesse fim de semana. O doce preferido dela? Torta de limão!


Perto do Natal ela me pediu a receita da Torta de Limão que a gente fazia juntos, então aqui vai, pra Maits nunca mais perder:

Ingredientes da Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo;
1/4 xícara de açucar;
1/2 xícara de margarina gelada, cortada em pedacinhos [tem que ser margarina 80% lipídios];
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada;
raspas de 1 limão.

Ingredientes do Creme de Limão:
2 caixinhas de leite condensado;
Suco de 6 ou 7 limões.

Ingredientes do Merengue:
4 claras;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
10 colheres de açucar;
Raspas de 2 limões.

Preparo da Massa:
Junte farinha, raspas, açucar e margarina. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a gema e a água gelada, amasse levemente. Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutinhos.
Abra a massa sobre o fundo removível de uma fôrma de tortas de 23cm de diâmetro. Coloque o fundo na fôrma e cubra as laterais com o resto da massa, aparando as bordas com a faca. Fure toda a massa com um garfo, cubra-a com 4 folhas de papel alumínio sobrepostas e leve ao forno préaquecido 180 graus por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 12 minutos pra dourar. Deixe esfriar dentro da fôrma.
OBS: Você pode fazer essa torta em fôrma alta de tortas, como na foto, fôrma para quiche [aquelas baixas. Vai sobrar recheio, mas você guarda e come..rs] ou em forminhas para empada ou tortinhas mesmo, como a última foto. Dá 20 tortinhas na forminha de empada de 5cm de diâmetro, mas é preciso reduzir a receita do creme pela metade, senão sobra muito].

Preparo do Recheio:
Misture bem o leite consensado com o suco de limão e pronto, acabou! Pode parecer muito mole, mas depois firma.
Preencha a massa, ainda dentro da fôrma, com o creme de limão. Reserve.
OBS: Tem quem coloca uma lata de creme de leite junto, e bate no liquidificador, mas o resultado fica uma mousse, e esse creme tem que ser denso, pra contrastar com o merengue, então não aconselho.

Preparo do Merengue:
Aqui facilita muito uma batedeira, a menos que você tenha paciência e um braço biônico.
Bata as claras com o fermento em pó até ficar em ponto de neve picos moles. Vá acrescentando colheradas do açucar e batendo, até engrossar e não aparecerem grânulos de açucar na brancura linda no merengue.
Reserve uma parte em um bico de confeiteiro para decoração.
Espalhe o merengue restante sobre o creme de limão usando uma colher, formando a segunda camada de recheio. Não alise, deixe o desenho das colheradas, seja criativo! Certifique-se que o merengue está em contato com a massa em toda a volta da torta [ele deve isolar o recheio de creme]. Com o bico, faça umas pitangas nas laterais, pra ficar mais bonito ainda. Salpique as raspas e leve ao forno quente, 200 graus, rapidinho, só pra dar uma leve dorada. Fique de olho, pode ser necessário girar a torta, para que doure por igual.

Geladeira por pelo menos uma horinha e você não vai parar até devorar a torta todinha! Né Maits? ; )

PS: todas as fotos foram tiradas antes das tortas irem ao forno dourar o merengue : (


Comentários

  1. Fiz essa torta algumas vezes mas nunca dave muito certo. Eu queimava o merengue no forno mas o meu acabava soltando água e melecava tudo, ai comprei um maçarico, é ótimo pra dourar e gratinar, agora a torta fica lindinha.

    ResponderExcluir
  2. Depois de doces com chocolate e o tão maravilhoso brigadeiro, eu gosto mesmo é de limão, já preparei só o recheio pra comer de colher!!!

    Essas tortas ficaram lindas, depois de tanto trabalho desencorajado, fico feliz de ler sobre vender doces na faculdade, simplesmente prepara los e vende los...

    Será que consigo pagar uma faculdade assim???

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. J'aime beaucoup cette recette de
    tarte au citron.
    Beau blog. Bravo!

    ResponderExcluir
  4. Eu também prefiro esse creme de limão mais suave, às vezes coloco iogurte. Ficaram lindas as tortinhas, e gostei do nome da confeitaria da faculdade!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. cruzes, que coisa linda!!! eu AMO torta de limão.
    só que em casa a gente sempre faz aquela for dummies, dummies pobres, sáqualé? massa de biscoito e manteiga, recheio de condensado e limão e suspirão básico.
    minha prima tentou outro dia a receita francesa, e o creme de maizena não deu certo, ficou aguado.

    mas agora, com minha nova carreira de chef pâtissier (aloka), certamente farei a massa, o recheio, o suspiro... planto até o limão se precisar.

    :D

    ResponderExcluir
  6. Ficaram lindas as tortas! Adoro torta de limão, acredito que sua versão está mais para Key-Lime Pie, muito apreciada pelos americanos.
    Deu vontade... :D

    ResponderExcluir
  7. Esse é o recheio que sempre usei e é a minha torta favorita também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Richie, estou torcendo e aguardando fotos, depois vou postar a receita de uma que não vai ao forno e fica uma delicia...

    Mande noticias...

    ResponderExcluir
  9. Richie, uma perguntinha técnica: a massinha sai bem fácil das forminhas de empadinha? gostei da idéia de fazê-las pequeninas, mas eu fico com receio de quebrar tudo na hora de tirar.

    sou meio atrapalhada, hihi.

    ResponderExcluir
  10. Verena - seu suspiro que solta água? As vezes o meu solta uma calda, mas tão poquinho que nem se percebe..

    Sandra - esse recheio é tao gostoso que as vezes tb faço pra comer puro, de colher! Ou com bolacha, que engana o cérebro, fingindo que é torta..rs

    Saveurs et Gourmandises - merci beacoup pour la visite de ma 'cuisine'!

    Tati - Na próxima vez vou por iogurte pra ver como fica... combina, né?

    Luna - Vc tem razão, to no meio do caminho entre torta francesa e a americana.. é o jeitinho brasileiro.

    Gina - não tem como errar, né?

    Sandra - ai, xinguei São Benedito com a historia da cheesecake, jaja posto contando

    Querol - Nao exagera, vai.. compra o limão ou rouba do pé do vizinho, senao vai demorar muito..rs
    Quanto às forminhas de empada, as minhas são de latas, entao foram 'quimadas'[vc compra, lava, seca, unta com óleo e leva ao forno até secar], por isso não preciso untar nunca.. se for de alumínio, é bom passar uma margarina, mas nem precisa, sai facinho facinho depois de fria... ah, nas forminhas pequenas vc assa a massa e já desenforma, nao precisa fazer o resto do processo com a base dentro da forminha, senão aí sim fica difícil tirar.

    Bjos e bom início de semana, meninas!
    Obrigado pela visita ;D

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é o mais lindo, invejinha branca hahaha
    As receitas são ótimas e as fotos lindas.
    Parabéns viu.

    Só uma pergunta :x..
    Qual programa vc usou para fazer a imagem do titulo do blog?

    Beijos e eu adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  12. haha é assim mesmo.. mas as fotos estao uma tortura heim... vou sair daki inspirada, vou fazer algo de doce... magavilha hehe

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer hoje! Adoro! Será que se eu usar um maçarico no merengue, ao invés de levar ao forno, fica bom? Você já testou? Adoro o visual do maçarico.

    Beijinhos,

    Camila.

    ResponderExcluir
  14. Richie,
    Gosto demais de suas receitas e seu estilo.
    Parabéns pela boa frequencia do blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá, amei seu blog, coisas maravilhosas com textos otimos. Olha será que posso fazer a massa com manteiga ? aqui no país que moro não encontrei nenhuma margarina com essa quantidade de lipidios. bjussss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P