Natal na Cozinha 02 - Gingerbread Men Tupiniquim


Eu tenho um freguês muito criativo: todo Natal ele exige uma guloseima temática nova para presentear seus colegas de trabalho e amigos. É sempre um desafio, e eu adoro!
Tudo começou em Novembro de 2007, quando ele me pediu pra pensar em lembrancinhas comestíveis natalinas e propor algo. Na época, talvez por causa do Shrek, os biscoitos em formato de homenzinho estavam bem populares. Todo mundo já tinha visto.... na TV ou na net. Visto ao vivo mesmo, tocado, sentido o aroma ou comido algum, ninguém. Nem eu.
Gostei da idéia da exclusividade e decidi: vai ser isso! E começei a pesquisar.
Em uma revista da minha mãe, a Faça Fácil Especial Doces e Salgados - 200 delícias para todas as ocasiões, ano 1, número 1, de junho de 1995, da Editora Globo, achei a receita 'Biscoitinhos de Gengibre'. E fiz o primeiro teste, usando mel ao invés de melado, que não deu certo. A massa ficou muito mole. Na segunda tentativa deu certo. Fiz uma receita e levei pra ser provado. Concordamos que o saber era muito forte para um Natal calorento, além de não ter a textura de um amanteigado tradicional, como eu imaginava.

Bom, daí resolvi eu mesmo trabalhar em uma versão tupiniquim dos homenzinhos: peguei um amanteigado básico, adicionei pouco cacau, canela, cravo em pó e noz moscada, além de uma gotinha de essência de mel. Deu certo: ficou com a cor dos tradicionais, com a textura de um amanteigado e com um sabor suave de especiarias. O cliente aprovou! Ufa... e pediu mais duas versões, que vieram depois: o de cacau puro, pra quem não gosta de especiarias, e o de limão siciliano, que eu só acrescentava raspas de limão.
O resultado foi biscoitinhos de homenzinhos pretinhos, pele-vermelha e amarelos... fofíssimos! Ainda mais depois de decorados.
O freguês encomendou 300, mais as encomendas da faculdade, que pipocaram. Só sei que na semana de entregas eu não dormia... bom, as vezes 40 minutos marcados no relógio, enquanto a decoração secava.
A casa foi tomada por homenzinhos de biscoito. Todas as mesas, todas as assadeiras, até minha prancheta de desenho. E como sou virginiano, ficava atento aos detalhes: pra decorar eu tinha inventado 3 padrões de boquinha (feliz, bocejando, bravo), 3 padrões de olhos/sobrancelhas, gravata, gola ou cachecol, diferentes mangas, e por aí vai... gosto de sofrer, né?rs

Depois da entrega, cansaço total, mas sucesso total também, e aquela sensação de que deu tudo certo, impagável, sabe?


PS: Como estou postando do laptop do meu irmão, só tenho essa foto aqui, que estava salva no meu orkut. Assim que eu visitar meu pais, pego as fotos do processo todo do HD do computador de lá e completo o post, ok?

Ah, vou passar a receita da minha versão, mas se alguém se interessar pela do Biscoito de Gengibre original, só pedir que coloco aqui! [é que o post já está gigantesco]

Homenzinho de Biscoito [receita reduzida pra 28 biscoitos]

Ingredientes básicos:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açucar
1/2 xícara de manteiga gelada, picada em pedacinhos
1 gema
2 colheres de água gelada

Ingredientes para o biscoito sabor especiarias:
1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1/2 colher de café de noz moscada ralada
1/2 colher de café de essência de mel

Ingredientes para o biscoito sabor chocolate:
2 colheres de sopa de cacau em pó

Ingredientes para o biscoito sabor limão:
Raspas de 1 limão siciliano

Preparo:
Junte a farinha, o açucar, a manteiga e os ingredientes do sabor de biscoito a ser preparado [se for o de especiarias, a essência não vai agora] e misture com a ponta dos dedos, até formar aquela farofa. Adicione a gema, a água gelada [e a essência, se for o biscoito de especiarias]. Amasse ligeiramente, faça uma bola, cubra com filme plástico e geladeira por 15 min. Preaqueça o forno a 180 graus. Abra a massa com o rolo, até a espessura de aproximadamente 0,5cm. Corte os biscoitos, arrume-os em assadeira untada e polvilhada com farinha e leve para assar por uns 10 minutinhos. Retire quando a parte de baixo estiver levemente douradinha [ele termina o processo de cozimento fora do forno, então se você retirar com os biscoitos muito dourados, vão queimar].
Espere esfriar, e decore com a cobertura. Espere até ela cristalizar para poder embrulhar.

Cobertura:
3/4 xícara de açucar de confeiteiro
1 colher de sopa de água
1/2 colher de sopa de suco de limão
corante líquido em várias cores [eu usava verde hortelã, vermelho morango e amarelo gema]

Preparo:
Bata o açucar, o suco de limão e a água, até obter uma massa lisa. Não se preocupe se não for muito líquida, pois o corante vai alterar isso. Divida em partes, adicione os corantes, misture muito bem. Decore usando saquinhos de celofane com a pontinha cortada.


Comentários

  1. Só ví essa receita agora, mas acho que não tem problema fazer essas pessoinhas depois do natal...

    Os meus ficaram tão branquinhos!

    Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra!
    Sempre é tempo de fazer uns biscoitinhos, né?

    Os de limão ficam branquinhos tb, mas eu embrulhava em trio, um pretinho, um branquinho e um avermelhado (de especiarias), ficava bem legal!

    Feliz ano novo, obrigado pela visita! :D

    ResponderExcluir
  3. Devem mesmo ter dado um trabalhão, mas ficaram lindos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P