Torta de Pêssegos e Crème Fraîche


Olás, tudo bem?
Essa semana inventei de fazer Crème Fraîche em casa. Estava com um pote de creme de leite fresco para vencer, e incrivelmente sem idéias de o quê fazer com ele, então me lembrei do Crème Fraîche, um creme de leite super francês, mais grossinho que o fresco, e com sabor que lembra coalhada. Segui os passos indicados pela Ana Eliza, do La Cucinetta, que consiste basicamente em talhar o creme de leite fresco [1 colher de sopa de suco de limão para 250ml de creme de leite, misture bem e reserve em temperatura ambiente por meia hora - é o Sour Cream caseiro, quase um iogurte], e misturá-lo a mais creme de leite fresco [500ml], deixando amornar no fogo. Depois disso, passe a mistura para uma vasilha de vidro e tampe com um prato deixando só uma frestinha aberta, e deixe lá por um bom tempo [deixei uma noite]. Daí você mexe, passa para um vidro com tampa e conserva na geladeira por até uns 10 dias. Ele vai engrossando mais, conforme os dias passam. 
Você pode bater na batedeira para servir com frutas [fica delícia!], pode por na sopa, pode usar pra fazer panquecas, ou pode fazer essa torta, idéia da tia Martha, que fica assustadoramente deliciosa, imagina: casquinha super crocante por cima, e pêssegos cozidos no açúcar e crème fraîche, por dentro. Bom, né? Confort food total! 
Agora, se você ficou com preguiça só de ler como se faz crème fraîche, acho que vale tentar com o creme de leite de latinha mesmo, sem soro. Se alguém fizer, me conta! :)
E bom fim de semana!



Torta de Pêssegos e Crème Fraîche
[retirada daqui]

Para a massa: uma receita de massa básica para tortas, como essa usada aqui.

Para o recheio:
5 pêssegos médios ou 9 daqueles menorzinhos, sem casca e caroço, e cortados em quatro;
2 a 4 colheres de sopa de açúcar [depende de o quão doce seus pêssegos estão];
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de crème fraîche.

Para a cobertura tipo Streusel:
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro [usei da normal e recomendo - deixou super crocante];
1/4 da colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal;
5 colheres de sopa de farinha;
1/4 de xícara [50g] de manteiga gelada picada.

Prepare a massa: Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas funda, faça furinhos com um garfo e reserve no freezer por 15 minutos. Leve ao forno, bem coberta com papel alumínio, por 10 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 8 minutos, até começar a dourar. Retire e deixe esfriar. 

Prepare o Streusel: em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga picada e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Reserve na geladeira.

Montagem: 
Reserve o forno a 180 graus.
Misture os pêssegos com o açúcar e a pitada de sal e recheie a massa pré-assada. Cubra com as colheradas do crème e por cima a farofinha Streusel. Leve ao forno por 50 minutos. Se as beiradas da massa começarem a dourar demais, cubra com papel alumínio. Estará pronto quandro o Streusel estiver dourado e o crème borbulhando. Deixe esfriar por 15 minutos antes de servir, e conserve na geladeira.

Comentários

  1. Isso é o que se chama uma receita do princípio ao fim!... Belíssima.
    Um bom fim-de-semana
    Babette

    ResponderExcluir
  2. Ai Richie, você e suas tortas! Já tem várias na minha lista, incluindo a de noz pecã, e agora a lista aumentou... Pena que tortas exigem um tiquinho mais de tempo da gente. Mas assim que fizer a primeira da lista volto pra te contar!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oii, A-M-E-I o seu blog, estava procurando um jeito de rechear cupcakes e encontrei aqui, comecei a fuçar o blog e fiz sua receita de panquecas. Fiquei passada. Deu Certo! :0 eu sempre fui uma cozinheira q coloca fogo na cozinha só de fritar um ovo, mas vc explica tudo tão direitinho q dá até para perder o medinho q eu tenho de enfrentar as panelas =D

    Obg! *-*

    ResponderExcluir
  5. Linda torta!! Suspirei aqui ainda de manhã...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, eu vou mandar a conta para vc. Ou do personal trainer, que vai ter trabalho dobrado, ou da costureira, que ai ter que alargar as roupas. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa boa!! E que fotos lindas, Ritchie!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Babette! Adoro receitas trabalhosas.. vira ritua, né? bjo e obrigado!

    Marina, as tortas são o meu fraco!hehe Mas não é toda torta que exige mais tempo não! As de frutas frescas são muito fáceis, pode olhar! bjo

    Cine e Music, obrigado pela visita, e seja bem vinda! Eu falei que a receita de panquecas era boa, né? haha Fico feliz que tenha gostado, abraço!

    Andréa, suspirei com o aroma de pêssego cozido aqui, também! bjo

    Wair, não me culpe!hahaha Divide com os vizinhos que assim todo mundo engorda junto..rs

    Marina, que bom que gostou, da receita das fotos. bjo e obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Receitas de dar água na boca e as fotos lindas! Acho que vou virar tua visitante fiel! hehehe
    Aceita uma sugestão? Que tal nos próximos posts umas receitas lights e tão apetitosas quanto estas?

    De qualquer forma parabéns novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de fazer!!! Ficou ótima, mas acho que preciso treinar um pouco mais, o creme nao ficou muito cremoso (será que fica melhor depois de esfriar? Ou tv eu devesse ter deixado assar um pouco mais?)
    De toda forma fez um sucesso tremendo ;) Amei!!
    Mais uma vez parabéns ....

    ResponderExcluir
  11. fiz essa torta com ameixas e sem creme e ficou maravilhosa! já fiz umas 6 receitas desse blog, sempre ficam deliciosas :3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P