Buttermilk Lemon Pie


Olás!
São simplesmente lindas essas tortas "destampadas", com recheio de creme dourado no forno. Os americanos fazem tortas assim com batata doce, abóbora, melado, pecan, e até feijão branco! Mas a que escolhi para hoje leva buttermilk [ou leitelho, em português], o soro que é liberado quando se faz manteiga [clique aqui para saber mais sobre isso]. As Buttermilk Pies são parte da tradição culinária do sul dos Estados Unidos, principalmente no estado do Texas, e têm sabor doce e levemente picante, graças ao leitelho [que tem sabor azedo], e uma textura macia que derrete na boca [lembra algo entre um pudim de leite e um cheesecake, na minha opinião].
A torta deve ser assada pacientemente por mais de uma hora, até que a casquinha dourada crocante se forme e o recheio fique firme. É nesse tempo que o aroma de creme com um toque de limão e outro de baunilha assando invade a cozinha, a casa e a vizinhança toda. Você pode servir, depois de fria, com frutas frescas, geléia ou algum xarope, mas eu prefiro pura mesmo, sem interferência de outros sabores - no máximo uma pitada de açúcar de confeiteiro por cima, para fazer uma graça no prato. A fim de tentar?



Buttermilk Lemon Pie
[rende uma torta grande, de 24cm de diâmetro]

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
180g de manteiga gelada, picada em cubos;
1 gema;
3 colheres de sopa de água gelada.

Para o recheio:
2 xícaras de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de sal;
1 xícara de buttermilk* em temperatura ambiente;
4 ovos em temperatura ambiente;
4 gemas em temperatura ambiente;
2 colheres de chá de extrato de baunilha;
8 colheres de sopa [100g] de manteiga, derretida e fria;
Suco de 1/2 limão siciliano;
Raspas de 1 limão siciliano.

Preparo da massa:

Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a gema e as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve ao freezer por 15 minutos. Abra a massa com um rolo, sobre superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24cm de diâmetro. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.


Preparo do recheio:
Preaqueça o forno em 170 graus.
Misture bem o açúcar, a farinha de trigo e o sal em uma tigela grande. Adicione o buttermilk, os ovos, as gemas e a baunilha e bata com uma colher de pau ou fouet até ficar homogêneo. Adicione a manteiga derretida, o suco e as raspas de limão e misture novamente.
Recheie a massa já preparada na fôrma de torta e leve ao forno por 1 hora, até o creme dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Conserve na geladeira, mas deixe 30 minutos em temperatura ambiente, antes de servir.

*Sempre que faço manteiga retiro o buttermilk e congelo - é esse que uso nessa receita. Porém existem métodos caseiros de se preparar buttermilk:
  _para 1 xícara de leite adicione 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos, até ficar com a aparência de leite talhado;
_ em uma xícara de medida coloque duas colheres de sopa de iogurte ou coalhada, e complete até a medida de 1 xícara com leite.
Vale alertar que nunca testei a receita da torta com essas versões caseiras. Se tentar, me conte! :)

Comentários

  1. Hummm, já percebi que você tem um fraco por torta né Richie. A sua massa base foi a única que acertei e ficou exatamente do jeito que eu qria. Até torta salgada eu fiz com ela rsrs
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Augosto, tortas são as minha paixões! Fico feliz que vc tenha adotado essa massa base - não tem erro, né?!

      Abraço

      Excluir
  2. Ficou muito linda!!! Quero fazer pra estrear minha forma de torta! =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar sim!Suas tortas são sempre um espetáculo e essa não fica atrás, mas terei que tentá-la com a forma caseira do buttermilk!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Aproveita e me conta como ficou - eu acho que dá certo do mesmo jeito, não tem erro.. talvez ela fique um pouquinho menos "picante", né? abraço!

      Excluir
  4. Nossa, Richie, você desenterrou uma lembrança aqui! Quando tinha 17 anos morei alguns meses na Georgia e me lembro de sempre comer uma torta na casa de uma vizinha. Depois de um tempo esqueci de que era feita... e lembrei agora! É uma delícia essa torta! Quero testar logo! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que legal!! Poxa, mto legal passar uns tempos na Georgia e mto legal vc ter lembrado disso com a torta! Ah, testa sim!

      bjo

      Excluir
  5. Olha só que delicia hummmm, ficou linda demais Richie, obrigada por partilhar esta maravilha!!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Mariana, que bom que vc gostou! Eu que agradeço a visita e o comentário fofo.
    bjo e boa semana pra vc tb!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa! Vou tentar com o buttermilk 'falso' e depois te digo. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Tenta e me conta sim, please! Obrigado pela visita e pelo coment! :)

      Excluir
  8. Richie, sempre uso o buttermilk feito com suco de limão e dá super certo! Mas nunca provei com o bettermilk de verdade então não sei a diferença...
    Mas vou fazer esta receita também, adoro suas tortas e elas sempre "pintam" por aqui, principalmente a de pecã!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jour, eu já usei uma vez para bolo, mas le não talhou como deveria. E como td mês faço manteiga, fica fácil o buttermilk de verdade aqui, né?
      A torta de pecã é um pecado, né?
      bjo!

      Excluir
    2. vc faz a manteiga?

      Excluir
    3. Oi Patrícia, faço sim. Tem um post aqui falando sobre isso, ó: http://acozinhacoletiva.blogspot.com/2012/02/manteiga-fresca-caseira.html

      Excluir
  9. Como você faz o buttermilk de verdade? O que tem haver com a manteiga que você faz? A nata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liss, td bem? Dá uma olhadinha no post da manteiga caseira que tem tudo explicadinho como o buttermilk se forma durante o processo: http://acozinhacoletiva.blogspot.com/2012/02/manteiga-fresca-caseira.html

      Excluir
    2. Legal, brigada. Eu até já tinha visto esse post, to sempre aqui. Aliás esse blog de receitas foi o primeiro que eu vi, já li todas suas receitas e já fiz várias, é um dos meus blogs favoritos. E eu tenho 14 anos, hehe.

      Excluir
    3. Poxa, Liss, que legal! E só 14 anos! hehe Obrigado pelas visitas, bjo!

      Excluir
  10. Delicia de torta - e a versão com abobora deve ficar ótima. COmi certa vez um pumpkin cheese cake inesquecivel, e até hoje nao achei uma receita decente. Se descobrir, me manda. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podexá, Wair! Estranhamente, ando com vontade de fazer uma nov torta de abóbora! hehe abç

      Excluir
  11. Parabéns pelo blog, as receitas são ótimas! Você realmente tem talento com os doces.
    Desejo que essa inspiração esteja sempre presente em sua vida!
    MARINA
    www.tentepreparar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, obrigado pelo comentário! Que a inspiração esteja sempre presente na vida de todo mundo, né? bjo

      Excluir
  12. Uma pena não vender buttermilk no Brasil. Compro direto aqui nos USA pra fazer bolos e cia, além de usar pra marinar frango! Fica incrível!!!

    www.cravoepanela.com

    ResponderExcluir
  13. Richie, achei essa receita de buttermilk aqui: http://frugalliving.about.com/od/makeyourowningredients/r/How-To-Make-Buttermilk.htm

    O problema é que aí no Brasil não tem heavy cream né? Aliás, é uma das coisas que não sei se tem equivalente. Uso heavy cream aqui como usamos o creme de leite no Brasil, mas é bem diferente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Mariana, essa receita é uma receita de manteiga, né? A parte sólida que resulta no creme de leite fresco [ou heavy cream] batido é a manteiga, e a líquida é o buttermilk. Só que faço manteiga com natas mesmo, que consigo de graça - o creme de leite fresco é meio caro por aqui hehe
      Obrigado por compartilhar!

      Excluir
    2. Richie, o heavy cream aqui nos EUA é bem líquido, diferentemente do nosso creme de leite fresco que é grosso e mais textura de creme. O heavy cream é ótimo pra cozinhar pq não talha, já o creme de leite fresco talha, não?

      Excluir
    3. Oi Mariana, pelo que descobri a diferença entre o whipping cream e o heavy cream é o teor de gordura: o whipping cream deve tem 30% e o heavy cream pelo menos 36% [isso pelas leis que regulam os laticínios americanos]. Com ambos se faz creme chantilly, manteiga, e consequentemente buttermilk. O heavy cream, pelo teor mais alto, se assemelha à nossa nata, que chega até a 40% de teor de gordura [e que uso para fazer a manteiga caseira e o butermilk caseiro].

      Excluir
    4. Sabe que me irrita um pouco a falta de vários laticínios nos nossos supermercados? Não temos tanta coisa legal que tem aqui..buttermilk, sour cream, creme freiche, evaporated milk, iogurte grego, mascarpone cheese (já vi uma vez pra vender, mas era 40 reais um potinho de 150 gramas). Vc já achou algum desses ingredientes onde vc mora? Consegue fazer todos eles em casa?

      Excluir
    5. algume de vcs pelo amor de deus tem alguma receitinha de como fazer heavy cream?
      eu achei duas, confirmem se alguma estiver certa
      mas é misturar 3/4 xicara de leite com 1/3 de manteiga derretida.
      outra é misturar 3/4 xicara de creme de leite com 1/3 de manteiga derretida.

      Excluir
    6. Olha Lilian, apesar dessas alternativas que você citou, heavy cream não se faz.. a menos que você retire e junte a nata do leite cru de vaca - geralmente produtores de leite fazem isso, mas é um processo longo, até se conseguir uma boa quantidade. Mas Heavy cream nada mais é que um creme de leite fresco com teor de gordura mais alto que o normal... no Brasil é vendido como nata, e na maioria das receitas pode ser substituido por creme de leite fresco normal.

      Excluir
  14. Oh my God!This looks amazing!Have a lovely day,dear!

    ResponderExcluir
  15. Isso aí é covardia Richie! Tava planejando fazer brownies amanhã mas vou acabar mundando de idéia...rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Essa é a próxima que vou tentar. Estou meio que apaixonado pelas receitas do sul dos Estados Unidos. Queria muito fazer a de pecã, mas dei uma olhadas nos mercados daqui e não encontrei. Já limão siciliano tem em toda esquina.

    Creio que a farei no próximo final de semana. Depois falo aqui como ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, também estou apaixonado pelas receitas do sul dos EUA! Aliás, faz tempo que estou prometendo um almoço completo sulista aqui em casa!
      A de pecã é um pecado, e essa também é muito gostosa. Me canto se fizer!

      Excluir
  17. Perece ótima! Vou testar uma hora dessas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Taís, faz sim e me conta depois o que achou, bjo!

      Excluir
  18. Já experimentei essa tarte, e é deliciosa! Eu fiz com a versão caseira do buttermilk (a diferença é que uso vinagre em vez de limão) adorei!
    Já partilhei no meu blog, espero que não se importe. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, mto obrigado por testar! Vi sua torta e ficou mesmo linda! E foi ótimo para saber que dá certinho com o buttermilk feito em casa!

      Obrigado e abraço!

      Excluir
  19. Sonia, eu não falo espanhol, mas entendo e agradeço seu comentário! Obrigado pela visitar e por seguir A Cozinha Coletiva :D
    bjo

    ResponderExcluir
  20. Pronto, Richie. Acabo de vir da cozinha e essa foi mais uma torta de sucesso. Usei a versão falsa do buttermilk (leite com suco de limão) e deu tudo certo com ela. Acho só que eu deveria ter botado um pouco mais de limão, o gosto dele ficou bem escondido.

    Aaah, esse final de semana eu recebi uns "hosts" aqui em Coimbra (2 espanhois, 1 mexicano, 1 alemão e 3 italianas) e para o jantar fiz a torta de chocolate (minny's chocolate pie) e uma apple pie tradicional. Todos adoraram e, mais uma vez, acabou tudo em alguns poucos minutos. O trunfo da de chocolate é que ela é meio amarga (Os europeus não gostam muito de coisas com açúcar. Fiz um brigadeiro e eles só conseguiram comer uma colherzinha de chá).

    Enfim, adorei essa torta. E depois, se puder, me dá alguns nomes do que você faria nesse seu almoço sulista. Fiquei interessado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?
      Que bom que você testou a receita! Qual limão você usou? talvez isso tenha influenciado na acidez de menos, né?
      Adorei que seus hóspedes gostaram da torta da Minny!

      Quanto ao almoço sulista, aguarde que eu posto aqui ;)

      Excluir
  21. Olá richie, uma duvida bem básica em relação á torta, a manteiga que devo usar é com sal ou em sal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sem sal, Angelo! Desculpe não ter especificado, as vezes me passa batido hehe

      Excluir
  22. Rola substituir a lemon pela lime??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser mais ácida, eu sei, vou usar na mesma proporção.. espero não estragar sua receita deliciosa!
      Obrigada
      Bjosss

      Excluir
  23. Olá Richie,
    Se puder vá hoje ao meu blog, há lá uma surpresa :) fiz a sua tarte, embora não tenha ficado tão bonita, ficou super deliciosa e a repetir muitas vezes, sem dúvida.
    Tem aqui coisas fantásticas, só apetece meter a mão dentro do computador para roubar :)
    amanhã vou publicar mais um bolo que aqui fez e que eu copiei :)para o meu aniversário.
    Parabéns pelo seu blog

    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P