quinta-feira, 18 de março de 2010

Cozinha Colombiana: Arepas!



O post de hoje é especial: a Karen, nova moradora aqui da república, importada da terra da Shakira, nesse final de semana resolveu cozinhar para nós um prato muito comum e tradicional da Colômbia e Venezuela, as arepas. A Karen disse que a palavra 'arepa' significa 'milho' no idioma indígena da região, e que há uma briga entre os dois países pela disputa da nacionalidade do quitute. Disse também que as arepas venezuelanas são muito boas, mas que na Colômbia a variedade de tipos é muito maior: mini-arepas sem sal, para comer com geléia, arepas recheadas de queijo, arepas amarelas, brancas, com queijo ralado na massa, ou cortadas e recheadas como um pão sírio, arepas assadas, cozidas, fritas, enfim! Todas elas têm o mesmo princípio: farinha de milho pré-cozida [amarela ou branca], água e sal. O mais complicadinho da história é a tal farinha pré-cozida, que é importada e difícil de achar. Andei pesquisando na net e vi receitas em que ela é trocada por farinha de milho em flocos ou por fubá, mas achei também uma marca nacional, a Perdiz, que oferece uma farinha pré-cozida. O mais garantido, porém, é usar aquela Milharina, que é da Quaker e a gente geralmente usa em cuscuz [como a Milharina é amarela, suas arepas ficaram um pouquinho diferente das minhas, em q a farinha é branca].


Arepas Colombianas com Queijo

Como fazer:
Em 1 e 1/4 xícaras de água fria adicione sal a gosto e meio queijo minas tipo frescal ralado no ralo grosso. Adicione 1 xícara de farinha de milho pré-cozida, e misture continuamente, até obter uma massa consistente. Não é preciso amassar.
Deixe repousar por uns 3 minutos. Usando as palmas das mãos em concha, uma contra a outra, faça bolas com a massa e amasse-as até ficar no formato de um hambúrguer bem grosso.
Frite em frigideira anti-aderente com um fio de azeite, no fogo baixo, até dourar dos dois lados.
Sirva quente.
Essa receita rendeu 5 arepas de uns 11cm de diâmetro.

           [farinha de milho branco pré-cozida própria para arepas]

As arepas são deliciosas! Não se parecem com nada da nossa culinária e é impossivel só comer uma. Confesso que no domingo a noite eu já estava quase pedindo pra Karen fazer outra vez : D
Ah, e essa receita é básica, você pode variar: retirar o queijo da massa e colocar uma fatia de recheio quando for moldar as arepas, ou fazer sem queijo mesmo, e depois cortá-las ao meio e rechear com carne desfiada.

39 comentários:

  1. Adorei a receita e a oportunidade da cultura gastronomica !!! Bjim para vc e para Karen...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço nada da gastronomia Colombiana, mas adorei o aspecto da "arepa", deve ser óptimo:
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. praticamente um bolin de mío da roça...:/...(pessoa com sintoma de inveja santa é d-o-s-e gg, né?!) :D
    Vim pelo bolin cum quejin mais chique que já vi...importado! :]
    Cumadi Karen né boba nada, hein?!
    Tá pilotando o fugãozindilênha docês...e nós estamos gostando da novidade! Ah...com um geleinha de goiaba eu ficava inté mais filíiz!
    Bejim, beijinho e becitos...sei lá como q fala agora na seletividade... rs

    ResponderExcluir
  4. Vim retribuir a visita e gostei muito do blog! Estou me familiarizando aqui com a cozinha de vocês e voltarei mais vezes!!!

    Vou adicionar o link no Panelaterapia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Lá vou testar essas arepas, só porque tem queijo e milho, que combinção boa!!!
    Eu nem gosto dessas coisas...

    ResponderExcluir
  6. Oiii Adorei a visitinha la no Blog..Seja Bem vindo e volte sempre..Ja to seguindo seu blog adoro receitas novas e novidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Huumm, já vou copiar a receita! Falou que tem milho? Tô dentro, rsrs!!
    :0

    ResponderExcluir
  8. Oi Richie! Você não acredita, faz um tempão que eu tenho um livro de receitas de pães que tem uma receita de arepas. Nunca fiz por medo de errar já que a do meu livro é bem complicada de fazer. Mas esta sua receita é incrivelmente simples, e por isso me conquistou! Vou fazer a tua receita agora. O difícil vai ser achar a farinha de milho branco.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Ritchie, legal que você colocou a receita, eu comi arepas recheadas com queijo numa feira de rua em Nova York uma vez, e tinha curiosidade de saber como faz ;-) Um beijo pra vocês!

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu adoro receitas típicas? Já tinha comido uma vez numa feira tbm, mas nunca me aventurei a fazer...parece ser mesmo bem fácil, e se com milharina dá certo, não vejo porque não tentar...peguei a receita, qualquer dia eu volto com as minhas...vamos ver!
    Obrigada por mostrar pra nós!

    ResponderExcluir
  11. oi Ritchie..que bom ver essa receita aqui!!eu tenho uma amiga..venezuelana que quando morou aqui no Brasillservia as arepas na casa dela..e numca pei a receita..e..sempre amei aa arepas!!..que bom ver aqui a receita..bjus..

    ResponderExcluir
  12. En mi pais Costa Rica también se hacen arepas solo que son un poco mas diferentes, también llevan harina de maiz! Las colombianas si las he probado y saben deliciosas en la noche con un cafe. me haz recordado a mi país!
    Saludos!

    ResponderExcluir
  13. Para Richie
    de Socorro
    adorei a receita e adorei saber que é fã de Poirot. Sou fã a muito tempo dos livros não tenho hbo só vejo propagandas dos programas de Poirot, mas vou procurar no you tube. Se tiver hotmail me add vamos conversar o meu enderreço ta no blog. Bjos a todos.

    ResponderExcluir
  14. As Arepas têm cá um aspecto... Super tentador :)
    beijo

    ResponderExcluir
  15. Richie, amei a receita, pena não ter a milharina aqui, senão fazia hoje mesmo! Luxo total...
    bj
    Dani

    ResponderExcluir
  16. Estou com meio pacote de milharina implorando pra ser usado, com queijo deve ficar muito bom! Receita anotada!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. très pratique, rapide à réaliser mais surtout délicieux
    bonne journée

    ResponderExcluir
  18. Ameiiiiiiiiiii!!!!!!!! Vou fazer, adoro essas coisas!

    ResponderExcluir
  19. Que engraçado...
    aprendi a fazer arepas com uma venezuelana e tenho certeza que ela íria dizer que os de lá são melhores!hahahahha....

    http://www.chocolatria.com/2009/09/arepas-ponte-aerea-montreal-sao-paulo.html

    Aprendi com esta mesma farinha importada que você usou...e aqui no brasil eu usei a farinha de milho branca flocada, porém pulverizada no processador. Ficou igualzim...
    bjos,
    si

    ResponderExcluir
  20. NAVEGANDO EN LA RED CONSEGUI TU BLOCK Y LA GRATA SORPRESA DE LAS AREPAS SOY VENEZOLANA, Y AHORA VIVO EN PERU, Y NO COMO MUCHAS AREPAS, ACA NO HAY ESA HARINA, QUE POR CIERTO ESA MARCA DE FABRICA EN VENEZUELA, DE MUY BUENA CALIDAD Y LA AMARILLA ES MAS RIKA A MI PARECER,BENO ME QUEDO CON LA BOCA HECHA AGUA, BESIHLOS Y ADOREI EL BLOG, MUITO OBRIGADA, LOLY

    ResponderExcluir
  21. Olá!!! estou procurando uma outra receita colombiana, o patacón. esta sua amiga karen deve saber fazer, tenho muitos amigos da colombia e já estive lá, em bogotá. estou pedindo PELAMORDEDEUS uma receita de patacón, vale a pena experimentar, não tem aqui no brasil.... beijos, karen me ajuda,jejejeje

    ResponderExcluir
  22. Estive recentemente na Colômbia e adorei as arepas! Hoje irei fazer umas arepas recheadas com frango!
    Entrei na inter para ver a questão da farinha a ser usada, e AMEI a sua dica!
    Márcia de BH.

    ResponderExcluir
  23. Bom eu sou Colombia e modestia a parte tenho que disser que as arepas são unicas e que nada se comparar com elas. Enquanto a farinha que o nosso amigo Richie deu como opção (milharina) lamento informar que não é muito boa, pois quando cheguei aqui no Brasil tentei fazer arepas com ela e na verdade não deu muito certo, pois ela é uma farinha que termina sendo dura, bom mas se querem experimentar...
    Em alguns lugares da colombia também são feitas arepas de milho de cajica, é só cozinhar o milho e depois passalo num moinho, mas esse tipo de arepa, acho que só os paisas comem...
    Continuen comendo as comidas colombianas são otimas...

    ResponderExcluir
  24. oi amiga,amei a reeita de arepas,mais só tenho um problema.
    aqui em salvador ñ acho a farinha ideal pra fazer,qual a farinha que eu devo usar no lugar dela.
    posso usar farinha de trigo,maizena(p/ fazer mingau),ou farinha de milho p/ fazer canjica? ficarei muito grata se vc puder mim responder,pode mandar uma mensagem p/ o meu orkut.
    baixinhajdl@hotmail.com,beijos e obrigado

    ResponderExcluir
  25. estive na colombia agora,entre 23 e 30 de janeiro.comi muita arepa,pois em quase todos os pratos que pedi, vinha sempre a "bixinha" ali do lado da comida. muito bom. vou tentar fazer em casa...

    ResponderExcluir
  26. Adoroooo empanadas e arepas! Comi muito isso na venezuela e no Caribe. Para quem mora na Irlanda (Dublin) tem a Harina Pan no asian market. Quase morri do coracao quando vi para vender! :)

    ResponderExcluir
  27. Nossa a única coisa que sinto saudade da Colômbia são as arepas. Quem nunca comeu, vale a pena é de uma simplicidade combinada com um paladar indescritível.

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro arepa quamdo eu era pequena minha casou com um colônbiano a gente foi morar na casa dele ele morava com a vó e com a mãe tdo dia de mãe a vó dele fazia arepa pra nos tomarmos café da manhã era muito bom ai que saudade ........

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Esas arepas son muy deliciosas con café o si no con chocolate...

    ResponderExcluir
  31. Minha Filha Arepa NÃO É CULINARIA COLOMBIANA, é uma comida Autentica e originalmente VENEZUELANA

    ResponderExcluir
  32. Então, quem deu o Contol+C de quem???
    Até a imagem é a mesma...
    Seria a Karen uma figura fictícia???
    Ou a dona desse outro site??
    http://www.cury.net/blog/index.php/2012/04/26/saiba-como-fazer-arepas-comida-tipica-colombiana/

    ResponderExcluir
  33. meu marido é colombiano, adorei a receita vou testar e ver se ele aprova rsrs

    ResponderExcluir
  34. meu marido é colombiano, adorei a receita vou testar e ver se ele aprova rsrs

    ResponderExcluir
  35. meu marido é colombiano, adorei a receita vou testar e ver se ele aprova rsrs

    ResponderExcluir
  36. meu marido é colombiano, adorei a receita vou testar e ver se ele aprova rsrs

    ResponderExcluir
  37. eu achei pra comprar essa farinha no brasil; gostei muito.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ;P