Nhá Benta Cupcakes, da Martha Stewart





































Recentemente a Revista Veja fez uma reportagem sobre a variação da qualidade das Nhá Bentas oferecidas no mercado brasileiro [leia clicando aqui]. Curiosamente, o doce é tratado pelo nome dado pela empresa de chocolates Kopenhagen, e não pelo seu nome original, hoje politicamente incorreto, Tetas de Negra [a verdade é que essa história de politicamente correto procura pêlo em ovo].
Nossa diva Martha Stewart, em seu site, passa a receita de um cupcake com cobertura de Nhá Benta, chamado em inglês de Hi-Hat Cupcakes. Hi-Hat é o nome em inglês para o prato da bateria, sabe? Talvez o nome seja pelo formato da cobertura, mas é meio forçado...

Enfim, toda essa lenga-lenga é pra explicar do que chamar esse cupcake em português: resolvi me render ao nome fantasia e chamar de Nhá Benta Cupcakes mesmo, mas isso é o de menos. O importante é destacar a delícia que ficam esses bolinhos! Primeiro que o marshmallow é facinho de fazer e fica muuuuito mais gostoso que qualquer um comprado, juro! Segundo que é muito legal inverter o bolinho e mergulhar a cobertura no chocolate, de ponta cabeça, morrendo de medo dela se soltar e afundar [o que não aconteceu nenhuma vez!]. Terceiro que o conjunto todo fica uma coisa doidade boa: alguém já comeu aquele bombom gelado da Yopa, chamado Chomp? Então, o sabor lembra aquilo, só que ainda tem um bolinho embaixo, pra completar! Eu recomendo, a Martha recomenda, qualquer um que provar vai recomendar. Faça o teste e depois me conte ; )


Nhá Benta Cupcakes [traduzido daqui]

Ingredientes da massa: [eu fiz minha massa básica de cupcakes de chocolate, mas a Martha sugere essa]
80g de chocolate amargo picado;
1 xícara de farinha;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga amolecida;
1 e 1/4 xícara de açúcar;
2 ovos;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de creme de leite;
1/2 xícara de água.

Para o marshmallow:
1 e 3/4 xícaras de açúcar;
1/4 de xícara de água;
3 claras;
1/4 de colher de chá de cremor de tártaro;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 colher de chá de essência de amêndoas.

Para a casquinha de chocolate:
350g de chocolate para cobertura meio-amargo picado [tem que ser chocolate para cobertura, pois o outro não forma casquinha crocante - escolha um de boa qualidade];
3 colheres de sopa de óleo de canola.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e deixe esfriar.
Em uma tigela misture farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
Em outra tigela, bata com a batedeira a manteiga e o açúcar em velocidade média, até ficar leve e fofo. Mude a velocidade para baixa e acrescente o chocolate derretido. Mude a velocidade para média e adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição. Adicione a baunilha e bata por mais 1 minuto, até ficar fofo e a mistura clarear. Misture o creme de leite. Em velocidade baixa adicione metade da mistura de farinha, batendo até incorporar. Adicione 1/2 xícara de água. Adicione o resto da mistura de farinha e bata até incorporar.
Distribua a massa em 12 forminhas para cupcakes e leve ao forno por 10 minutos [segundo a Martha].
Retire, dê uma achatada cuidadosamente nos topos [deve ficar mais retinho do que redondinho] e desenforme. Deixe esfriar completamente.

Prepare o marshmallow:
Em uma vasilha grande e resistente ao calor, misture açúcar, água, claras e o cremor de tártaro. Bata com a batedeira por 1 minuto, até espumar. Coloque a vasilha sobre uma panela com água quase fervento, em vogo baixo, e bata sem parar em velocidade alta, por 15 minutos, até formar picos bem firmes. Retire do fogo, adicione a baunilha e a essência e bata por mais uns 2, 3 minutos, até a mistura engrossar e ganhar textura de marshmallow.
Transfira o marshmallow para um saco de confeitar grande, com bico liso de abrtura de 1.5cm. faça uma espiral de 5cm de altura no topo de cada cupcake, deixando uma bordinha de meio centímetro nas laterais. Leve-os à geladeira enquanto prepara o chocolate.

Prepare o chocolate:
Em uma vasilha resistente ao calor, junte o chocolate e o óleo. Leve ao fogo, em banho-maria, sobre uma panela com água quente em fogo baixo, sem ferver [a vasilha deve tapar completamente a boca da panela, pois o vapor da água pode alterar a textura do cohocolate], até que derreta uniformemente. Transfira o chocolate para uma vasilha menor [uma xícara de medida é ideal para isso] e deixe esfriar por 15 minutos.
Agora vem a parte mais legal: pegue um cupcake e mergulhe-o, de ponta cabeça, dentro do potinho com o chocolate derretido, até cobrir todo o marshmallow. Levante, deixe escorrer o excesso, e reserve. Faça isso com todos os cupcakes. Deixe descansarem por 15 minutos em temperatura ambiente, e depois leve à geladeira por 30 minutos, e prontinho!

Imagina variar no marshmallow: coco, morango, maracujá... é sucesso garantido!  : D

Comentários

  1. Eu ainda estou tentando me acertar com o cupcake de chocolate-nada-doce e então vc aparece com um treco desse??? Aaaaaiiiiiiiii! Haja disposição ;)

    Essa receita vai para a lista - Coisas para fazer - pq a minha faringite está me deixando mais baqueadinha do que eu gostaria...

    Talvez no final de semana eu consiga fazer. Vou anotar os ingredientes que faltam e já vou sair e comprar.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mas que delícia que devem ser estes cupcakes! Eu amo Nhá Benta! Ficaram lindos também! Parabéns!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oh, God! Vou ter uma símcope!!! Eu quero!!!!
    Lindos!

    ResponderExcluir
  4. Gente, esses vou ter que fazer!!! Vai ser um sucesso!
    Apesar de não ter o menor jeito pra mexer com chocolate, vou tentar, do jeito que vc falou parece que não tem erro...quero só ver!
    Menino, digo e repito, vc é um show!

    ResponderExcluir
  5. Nooooooooooooooossa!Deve ser tudo de bom ,hmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!! um abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Hummmm ficou lindo!!!! e com certeza uma delícia...vou tentar fazer.....Bjoss

    ResponderExcluir
  7. que lindoooos e parecem ser tãoooo saborosos! o unico problema eh que parecem dificeis de fazer (mas to enganada né?).

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaa... Que belezura, devem ser divinos, adorei as variações para o mashmallow, hum... que pena que estou muito acima do meu peso, estou evitando doces :( Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. E eu achava que era bem mais complicado fazer. Depois de tudo pronto é preciso deixá-los guardados na geladeira?
    Que vontade de fazer que deu, acho que vai dar errado, rs, mas vou tentar!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Richie, que coisa mais linda!!! Não sou fã de Nhá Benta (devo ser extraterrestre...) mas confesso que babei nessa foto!
    Parabéns pelo cuidado!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Richie,aqui em casa quem gosta è meu marido, sua receita ficou linda e deu àgua na boca !!! Bjim

    ResponderExcluir
  12. Amei a receita! Lindos e devem ser deliciosos. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Menino, repito aqui tudo o que a Renata disse, ficaram incríveis, eu adorei e vou fazer com certeza. beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Devem ser deliciosos!!!
    As suas fotos são de uma beleza espantosa, adorei!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. credo, Richie. tudo muito advanced pra mim.
    linda foto, babei no 'nhá benta' (que eu sempre chamei de Dantop, que é marca tb. sempre tive um certo horror por 'têta de nega', e nem é por causa dessa moda do PI...).

    deve ter ficado pouco bom isso, cruzes!
    =*

    ResponderExcluir
  16. Lindo!!! Quero pra mim.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  17. Richie,

    Ficou ótimo o seu cupcake! Eu já fiz essa receita e só não curti mais porque usei chocolate fracionado para a cobertura (porque queria algo bem descomplicado e ele não precisa de temperagem, rsrs).
    Tomou conhecimento das minhas dicas sobre 'pão-de-ló'?

    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Incrébles como te han quedado, me ha impresionado mucho! un trabajo muy profesinal, tienen que estar deliciosos :) Un saludo.

    ResponderExcluir
  19. Tem duvida que eu vou fazer e seguir a receita a risca???
    Ta perfeito!!!

    ResponderExcluir
  20. Uh, que vontade! :D Isso parece MUUUUUITO BOOOM! Que bom que não sou só eu que se enche do politicamente correto... Ô coisinha chata... Não vejo mal nenhum no nome original. Se não me engano tem uma outra sobremesa com nome assim, tipo "seios de Vênus", ou qualquer bizarrice do gênero... Pode mostrar bunda na TV, mas não pode comer um doce com nome de parte do corpo?? :P Vai entender...

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Afe! Quer me matar de vontade???Eu amo Nhá Benta..não consigo resistir...ganhei 2 caixas dos meus filhos de páscoa...comi uma num dia e outra no dia seguinte....é, pode riri...sou açucólatra e chocólatra em último grau....agora vc me aparece com essa receita, menino!!!!!Vou ter que tentar...quem sabe no dia das mães faço pra me presentear?
    Bjocas

    ResponderExcluir
  22. Até me babei a olhar pras fotos...
    Excelente
    beijoca

    ResponderExcluir
  23. Richie, pois é, aqui não se acha cramberries...uma pena!

    As minhas eu trago quando viajo, e vou guardando pra quando me da na telha de fazer alguma coisa...

    ResponderExcluir
  24. Richie, isso é perfeito! Apesar de não gostar muito de marshmallow, comeria só porque estão lindos e maravilhosos!!!!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Pois é! eu tb não sabia que chamava assim, descobri depois de estar no mundo 'internético' e eu tb tinha (tenho, não sei mais, vou procurar) um caderno desses e respondia ao das minhas amigas na escola tb.

    Eu vi... acho que só vou usar o 1/4 de xic, a outra xiicara fica para outra receita ;)

    bj

    ResponderExcluir
  26. Menino, arrasou!!!!! Que maravilha que dever isso aí!!! E é claro que vai entrar na minha lista de favoritos....hhahaha....obrigada por compartilhar com a gente essa delícia!!!!
    Beijos doces em seu coração!

    ResponderExcluir
  27. Não ligo pra Nhá Benta, mas esse cupcake está um espetáculo!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  28. pelamôdiminhavida!Demorei mas cheguei em boa hora...=D morri de tão lindo!
    Martha recomenda...adoooro...rs...
    penso em dedurá ocê...vô contá prá sua mãe q vc não tá estudando...aff...tá virando artista...ou isso não foi uma escultura?! O.o
    Gostei purdimais cumpadi!!
    Um bejim procês 03!

    ResponderExcluir
  29. Oi Richie, tudo bem?
    Peço desculpas pelo ocorrido, estou com um problema para ler os comentários, pois clico neles eles não aparecem inteiros. Foi por isso que autorizei a entrada e na correria nem vi que tinha sido você que me escreveu. Aconteceu o seguinte: eu ampliei a foto para ver o nome correto e está MUITO desfocado. Seu gráfico está sensacional. Colocarei os devidos créditos, pode conferir. Você trabalha com fotografia para gastronomia? Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Voltei! Em agradecimento a sua gentileza por não ter me matado por não ter colocado os créditos no dia da postagem...rs recomendo seu blog aos meus leitores, na coluna direita, 3º ítem! Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Mmmm que delicia!! Adorei as fotos, ficaram demais!!

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu blog, parabéns!
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  33. Imagine Richie, vc está certo. Como eu te disse, o seu nome não estava nítido na montagem e acabei esquecendo de me aprofundar na "fonte" antes de postar!
    Olha, eu acho que vc se daria muito bem trabalhando com "foto-gastronomia", mesmo porque é uma área em que faltam profissionais, pelo menos aqui na RM de Campinas! Eu preciso de uma boa câmera para me aventurar nesse mundo de forma profissional, mas primeiro vou terminar minha graduação e depois pensar nisso ($$). Bjs querido! Boa semana!

    ResponderExcluir
  34. Nossa, q blog deliciosamente belo!!!
    vc não é metido a cozinheiro e sim um verdadeiro artista!!!
    Super parabéns
    Paula'

    ResponderExcluir
  35. Olá, já tinha visto esses cupcakes, mas pensei justamente no que vc falou na hora de virar cai tudo no chocolate, mas não vou resistir já que vc falou.... vou testar!!
    Adorei seu blog!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  36. Olá,boa semana!
    Não é à toa que gosto tanto de patissèrie...
    Que receitinha deliciosa, hein?
    Obrigado... Dia das Mães à vista...
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Menino.... Que coisa mais linda! Sou louca por Nhá Benta! Uma hora dessas desafio minha paciência e tento fazer um desses.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Ficou muito bonito! Eu não conhecia ainda a sugestão.
    Devem ficar ótimos numa mesa de festa.
    O meu maior problema é trabalhar com o saco de confeitar. Não sei como fazer direito e tenho bastante dificuldade de acertar.
    Bjs :0

    ResponderExcluir
  39. Oi querido!
    Obrigada pela visita no meu blog!!!
    Amei esse cupcake!!!!Gente, o que é isso?????
    rsrsrs
    bjs
    Bia
    :o)

    ResponderExcluir
  40. Richie, obrigada por seus votos de feliz aniversário. Você é muito gentil e atencioso.
    Vale a pena "blogar" pra cionhecer pessoas como você.
    A receita...bom, os comentários dizem tudo!
    Um "pecado" de tanta gostosura! Não sou muito de cozinha, ainda menos pra doces, porque vivo "de mal" com a balança, mas isso é uma tentação!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Olá, Richie!
    Muito prazer!
    Entrei em seu blog e gostei muito do que vi. Esse doce de nha benta, certa vez tivemos de fazer na aula de patisserie, num curso de tecnologo de gastronomia que fiz. Mas o da minha equipe não deu certo (somente uma equipe conseguiu).
    Vou comparar com a minha receita e se for diferente, vou tentar de novo. O problema era conseguir o ponto em determinada temperatura, e isso nos deu trabalho!
    Quem sabe com o seu 'truque da galinha morta' (rsrs) dê certo, pois acho que na receita não ia cremor tártaro (ainda não conferi).
    De qualquer forma, parabéns pelos seus trabalhos gastronomicos!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Ai menino, não vejo a hora de poder fazer essa maravilha!!!!
    Richie, querido, entra no post do sorteio senão não consigo que vc entre na roda!!!
    Vc fez comentários no post das caixinhas, mas tem o do sorteio ok?
    Nome, e-mail e cidade.
    Beijos doces!!!

    ResponderExcluir
  43. Ese postre debe de estar "de pecado" de lo rico.

    ResponderExcluir
  44. Que receita maravilhosa!! E o resultado deve ser idem... só me tira uma dúvida: na preparação do marshmallow, eu bato na batedeira por 15 minutos enquanto ele está no "banho-maria", é isto mesmo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Adorei seu blog.
    E esse cupcake está dando água na boca... adoro marshmallow!!!
    Estou amando as dicas e receitas daqui!!!
    abraços...

    ResponderExcluir
  46. Oi, Richie
    Que receita maravilhosa...
    Fiz e deu super certo.. na verdade o bolo eu fiz de saquinho mesmo, mas o marshmallow ficou MUITO bom.. Foi o maior sucesso. Fiz mini. E usei pra cobrir o fracionado mesmo, foi facílimo de banhar e fica muito bom.
    Parabéns pelo seu blog... adoro acompanhar!

    ResponderExcluir
  47. Achei lindos e fui correndo fazer!
    Segui a receita a risca, mas nem cheguei a fazer o marshm. porque a massa do bolo ficou pessima. Queria saber se alguem fez esta receita da massa e deu certo...
    Depois vou tentar uma receita que eu ja conheco (garantida) e testar o resto...
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Olá!

    Esses cupcakes são deliciosos, concordo totalmente com você. Vale a pena MESMO!
    Esse marshmallow fica delicioso coberto com chocolate e ainda tem o bolinho que é super macio e saboroso.
    Recomendo muito a receita da Martha para os bolinhos. É bem leve e saborosa.

    Só um detalhe, eu usei chocolate para fazer a cobertura e funciona muito bem, não precisa ser cobertura não.

    Fica super crocante e o sabor sem dúvida é muito superior, pelo menos até hoje não conheci nenhuma cobertura que se compare à bom chocolate de verdade. Se souber de algum e puder recomendar, aceito a dica. =)

    Logo postarei a receita no meu blog também.
    Além de LINDOS, os cupcakes são extremamente saborosos.
    E no fim, apesar do medo, é divertido mergulhar cada um deles no chocolate, né? Fiquei meio tensa no começo mas depois me diverti.

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Olá,
    seu blog é super lindo! E saboroso!
    Parabéns!!!!
    Quanto aos cups, bem que vc poderia contar qual a sua receitinha...
    bj,
    Verônica

    ResponderExcluir
  50. Fiz e deu super certo!
    Amei a receita.
    Coloquei no meu blog:
    http://emiliahetzel.wordpress.com/2011/09/20/cupcakes-de-nha-benta-da-cozinha-coletiva/
    Posso tirar se tu preferir, mas achei que não teria problema...
    Ótimo blog!
    Abraços
    Emília Hetzel

    ResponderExcluir
  51. Oi, tirei do blog porque vi que "todos os direitos de texto e imagem reservados".

    ResponderExcluir
  52. Oi! Adorei seu blog, e esses cups estão de babar. Estou fazendo cupcakes pra ganhar uma grana e esses sem dúvida serão vedetes! Olha, só não gostei dessa massa de bolo da Martha. Não ficou bom, precisei fazer a minha mesmo.
    No mais, o resultado final verei daqui a pouco, quando terminar tudo.
    Vou te seguir, hein?

    ResponderExcluir
  53. Ola!!
    Adorei a receita...no final vc diz que podemos variar o sabor,como faço isso?Com gelatina,essencias?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Oi Sue, acho que o ideal seria suco de fruta, ou coco queimado ralado, ou cacau.. algo assim. Gelatinas e essências são artificiais demais, não gosto nao..

    ResponderExcluir
  55. Richie...
    Ufa!!Tbm nao gosto de essencias e gelatinas,mas,pensei que a receita poderia nao dar certo ao acrescentar um liquido.
    Bom,valeu a dica...vou fazer ainda essa semana e dps te conto o que achei!!Obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Deu certoooooo!!!
    Fiz o marshmallow basico mesmo,dps experimento c/ outro sabor,ficou muito bom!!Porém o cupcake fiz outra receita:de baunilha c/ recheio de doce de leite argentino.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  57. Faço sempre e é um sucesso!!!!
    Sem contar que é lindo rs bjoooo

    ResponderExcluir
  58. Só não fiz a massa da receita pq tenho a que faço sempre mas a cobertura é maravilhosa!!! Amei

    ResponderExcluir
  59. Olá, fiz a receita da massa que vc sugeriu e o resultado não ficou legal, fui consultar o site da martha Stuart e na receita original não tem a 1/2 xic de água. Dá uma olhada pra vc conferir e mudar na receita. Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Oi Richie! Fiz a receita e ficou maravilhoso! O bolinho, o marshmallow, ficou td ótimo! Obrigada por compartilhar com a gente!

    ResponderExcluir
  61. Este bolinho ficou uma verdadeira perdição! Será possível dizeres-me qual a capacidade da xícara que usas?
    bjns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, mto obrigado! A medida padrão de xícara é 240ml.
      Abraço!

      Excluir
  62. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P